Observação dos astros: Grupos de astronomia vão instalar telescópios em praça de Maringá
Foto: André Toledo/Arquivo

Ciência

Observação dos astros: Grupos de astronomia vão instalar telescópios em praça de Maringá

Cidade por Monique Manganaro/GMC Online em 16/07/2022 - 09:50

Astrônomos amadores e entusiastas pelo assunto têm uma oportunidade imperdível para observação do céu. Dois grupos de astronomia da região de Maringá promovem um evento totalmente gratuito para observação dos astros neste sábado (16) com direito a telescópios. O encontro será na Praça Pio XII, a Praça das Antenas, em Maringá, das 19h30 às 22h30.

De acordo com o professor, astrônomo amador e um dos organizadores do evento Maico Zorzan, o principal objetivo do encontro é divulgar e promover a ciência, dando oportunidade de uma experiência enriquecedora a quem se interessa por astronomia. “Fazemos isso para divulgar a ciência e oportunizar que as pessoas tenham a chance de observar por um telescópio. Sabemos que muitos têm vontade, curiosidade, mas que muitos não têm oportunidade. É um evento que levamos vários telescópios para a praça para que a população possa observar a Lua e alguns planetas, conforme eles fiquem visíveis no céu no horário do evento”, explica. 

Segundo Zorzan, o grupo de astronomia ao qual ele faz parte promovia diversos encontros de observação astronômica pública anos atrás. No entanto, desde 2016, a frequência das reuniões diminuiu e os eventos foram totalmente paralisados em 2020, com o começo da pandemia de Covid-19. 

Agora, integrantes do Clube de Astronomia Edmond Halley (CAEH) e do Grupo Centauro de Astronomia Amadora se uniram e decidiram retomar os encontros. 

O espaço escolhido para marcar a volta do evento foi a Praça das Antenas, justamente o local onde foi feito o evento com o maior número de participantes já promovido pelos astrônomos amadores. Segundo Zorzan, uma observação realizada pelo CAEH em 2014 reuniu milhares de pessoas na praça, que formavam filas para conseguir observar os astros. “Tivemos filas das 18h até à 0h40. Calculamos que passaram pela praça umas cinco mil pessoas. Tínhamos nessa noite seis telescópios”, relembra.

Foto: Maico Zorzan/Arquivo
Foto: Maico Zorzan/Arquivo

Neste sábado, pelo menos cinco telescópios serão colocados na praça em Maringá e estarão à disposição da população. De acordo com o professor, mesmo sendo uma observação limitada, por ser feita dentro da cidade e com a influência da iluminação urbana, as pessoas terão chance de observar vários astros. “Em um lugar dentro da cidade, como ali na praça, [é possível ver] a Lua, Saturno, Júpiter, Marte, Vênus, alguma nebulosa com brilho mais acentuado, como a nebulosa de Orion ou Carina, e aglomerados estelares. Nesse sábado teremos Lua, Saturno e Júpiter durante o momento da observação”, detalha

A observação, no entanto, depende de boas condições climáticas para ocorrer como planejado. Por isso, explica Zorzan, o evento deve ser cancelado caso o céu esteja nublado. 

Segundo ele, um aviso sobre a confirmação ou adiamento do evento deve ser publicado pelos organizadores nas redes sociais momentos antes do horário marcado para início. 

“Se houver possibilidade de observação mesmo que entre nuvens devemos confirmar. Portanto, quem tiver interesse pode acompanhar pelas redes sociais dos grupos ou da revista AstroNova a confirmação ou adiamento do evento”, aconselha. 

Clique aqui e acesse a página no Instagram da revista AstroNova.

(atualização em 17/07, às 8h30): Por causa do tempo nublado, a observação nesse sábado (16) foi cancelada.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade