Obra de Monteiro Lobato está em domínio público
Reprodução/tribunademinas.com.br

Biblioteca CBN

Obra de Monteiro Lobato está em domínio público

Biblioteca CBN por Victor Simião em 20/04/2019 - 11:23

Por conta disso, novas edições têm sido lançadas no mercado. E aí, algumas polêmicas vêm à tona: Monteiro Lobato era racista? E substituir termos, como velha, para dona benta, e outros tantos, para tentar ser politicamente correto? Monteiro Lobato – 1882-1948

E é isso q eu gostaria de falar com o ouvinte hoje. A primeira questão sobre o racismo suscita muitas discussões. Eu, particularmente, considero o texto do Lobato racista em muitos aspectos: a imagem da mulher negra, como Tia Nastácia, é uma caricatura da boa mulher que não tem nem começo, nem fim, ela só existe para servir os outro com bondade – sem contar os termos aos quais Lobato se referia para descrever a tia Nastácia – macaca, por exemplo.
Entretanto, o ser humano é mais complexo do que isso. O Monteiro Lobato, por exemplo, foi em grande parte quem ajudou Lima Barreto – um escritor negro e marginalizado no Rio de Janeiro. Os dois foram amigos.

Além disso, nos anos 1930, ele escreveu e defendeu a exploração do Petróleo. E ai ele chegou a ser preso pelo Governo Vargas, supostamente por ter feito críticas ao presidente, que, até aquele momento, não estava tão interessado assim em petróleo.
Mas ele também fez uma carta em louvor do grupo Ku Klux Klan. Ele, aliás, era membro da Sociedade Eugênica de São Paulo. Então... 


Quanto ao outro tópico, as reedições com novas palavras, eu não sou favorável. As obras têm o seu momento histórico: e questões racistas e afins fizeram parte daquele momento histórico: então não basta trocar a palavra velha por senhora, em minha opinião.  Deve-se deixar o texto original e adicionar uma análise ao final ou ações similares.
Por fim, é inegável a contribuição de Lobato ao mercado editorial e à formação de leitores, principalmente por conta do Sítio do Pica Pau Amarelo.
Então ficam os temas aí

***

Obra de Monteiro Lobato está em domínio público. Por conta disso, novas edições têm sido lançadas no mercado.  Autor racista? Formador de leitores? Escritor tem sido revisto nos últimos anos. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade