Rádio
O meio de comunicação mais confiável quando o assunto é informação
País por Redação CBN Maringá em 20/03/2019 - 15:02Essa é opinião dos entrevistados na pesquisa XP/Ipespe, que entre os dias 11 e 13 deste mês ouviu mil pessoas. Os pesquisadores perguntaram aos entrevistados: “entre os meios de comunicação apresentados, em qual as informações e notícias veiculadas são, na sua maioria, verdadeiras ou falsas?”. 64% dos entrevistados responderam que as transmitidas pelo rádio são verdadeiras.
Depois do rádio vem a televisão e o jornal impresso, ambos com 61% de credibilidade. Em tempos de fake news, a pesquisa é alentadora. Os veículos de comunicação convencionais publicam notícias que são conferidas com profundidade por uma equipe de profissionais. Buscar informação nas redes sociais, onde notíciais falsas se propagam com facilidade, é temeroso. A pesquisa da XP/Ipespe revela que os entrevistados têm consciência disso.
O Facebook, o WhatsApp e o Twitter são os meios menos confiáveis, segundo os entrevistados. 70% deles consideram que as informações no Facebook são falsas. 72% duvidam do que recebem pelo Whatsapp e 52% dos entrevistados pensam o mesmo do Twitter. No caso do rádio, apenas 19% dos entrevistados disseram não confiar nas informações. Foi o menor percentual entre todos os veículos apresentados. Além de confiável, o rádio é rápido e acompanha o ouvinte onde ele estiver. E o mercado, de olho nas tendências de consumo, investe em produtos para os ouvintes de rádio. A JBL, popular marca de caixas de som portáteis, lançou, no Brasil, o JBL Tuner FM. O modelo chega acompanhado de rádio FM e Bluetooh. Além de um design compacto, o equipamento conta com uma bateria recarregável, que permite até oito horas de reprodução. Ele também dispõe de uma tela de rolagem de fácil visualização, com LCD e iluminação de fundo, e cinco botões predefinidos diretos de FM. O objetivo é que o usuário possa sintonizar rapidamente suas estações favoritas. A margem de erro da pesquisa XP/Ipespe é de 3,2 pontos percentuais.
Notícias da mesma editoria
Mercado de trabalho
Gesto de amor
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade