Rescaldo
O dia depois do temporal: Veja balanço dos estragos da chuva em Maringá
Cidade por Portal GMC Online em 08/10/2023 - 11:23O temporal desse sábado (7), em Maringá, deixou pessoas feridas, causou destelhamento de imóveis e deixou várias árvores caídas. De acordo com a Prefeitura de Maringa, foi instaurado um Gabinete de Gestão de Crises, sob a coordenação do secretário de Segurança, Ivan Quartaroli. com o objetivo principal é coordenar todas as operações de resposta à emergência.
O temporal que atingiu Maringá teve chuva de granizo e rajadas de vento atingindo cerca de 60 km/h, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Entre os principais impactos, destaca-se a interrupção do fornecimento de energia elétrica em mais de 65 mil imóveis, sendo a zona norte da cidade a mais afetada.
A Copel informou que acionou 45 equipes locais, além de receber o reforço de 20 equipes vindas de outras cidades para restabelecer o fornecimento de energia.
Além disso, até a madrugada deste domingo, 8, as equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e a Ouvidoria registraram mais de 200 ocorrências, trabalham de forma integrada para restabelecer a normalidade.
O Pronto Atendimento à Criança (PAC) no Jardim Alvorada teve seu atendimento temporariamente suspenso devido à falta de energia elétrica, com pacientes sendo transferidos para outras unidades. O atendimento pediátrico está ocorrendo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, aguardando a manutenção na rede elétrica para retomar os atendimentos.
A Upa Zona Norte está operando com geradores, mas não pode realizar exames de raio-x. Além disso, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sem energia elétrica, com vacinas já transferidas para a Secretaria Municipal de Saúde para evitar perdas.
Abastecimento de Água
O temporal afetou a estação da Sanepar, prejudicando o abastecimento de água na cidade. Devido aos reservatórios já estarem com níveis baixos devido ao calor, a Sanepar orienta a população a utilizar a água com racionalidade.
Unidades escolares
Cerca de 30 unidades escolares estão sem energia no momento, com esforços em andamento para verificar quais pontos tiveram a energia restabelecida. A Secretaria de Educação também planeja o recolhimento e armazenamento de alimentos congelados, como carnes e picolés, que seriam distribuídos nas escolas para o Dia das Crianças.
Mais de 250 servidores municipais trabalham arduamente desde o temporal, para realizar a limpeza e desobstrução das vias públicas, além de prestar assistência às famílias impactadas. As equipes envolvidas representam diversas secretarias e órgãos, incluindo a Selurb (Secretaria de Limpeza Urbana), Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), a Secretaria de Segurança, SAS (Assistência Social), IAM (Instituto Ambiental de Maringá), Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Copel e Corpo de Bombeiros.
- Em casos de emergência com risco de morte, a população deve ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros.
- Para a remoção de árvores e galhos, os moradores podem registrar solicitações através do aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura.
- Pessoas que tiveram as casas destelhadas podem obter lonas na sede da Defesa Civil, localizada na Avenida Cerro Azul, nº 2990, Jardim Universo. O telefone para contato é (44) 99103-8319.
- Em casos de encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social, que funciona 24 horas, através do telefone (44) 99103-5661.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Notícias Relacionadas
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade