O consumo compulsivo
CBN Maringá

Opinião

O consumo compulsivo

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 01/10/2021 - 09:20

Uma pesquisa feita pelo SPC através do projeto “Meu Bolso”, antes da pandemia, mostra que 33% das compras feitas nos supermercados são por impulso. Dos que admitem comprar por impulso, 84,1% culpam as promoções como incentivadoras. Já o preço é o vilão da compra de 30,4%. Tem também os que viram o produto e ficaram com vontade de comprar, estes são 20,3%. Uma curiosidade é que a influência familiar também leva a compra por impulso para 55,4%.

Com a pandemia a relação dos consumidores com as compras mudou. O acesso restrito aos ambientes de consumo e o aumento da compra on-line mudou esta relação. Mas o impulso continuou a ser uma característica do consumidor.

Uma pesquisa da Hibou, empresa especializada de monitoramento de mercado, aponta que 88,4% dos brasileiros vão comprar menos por impulso. Que adquiriram mais critério no consumo durante a pandemia. Que o ambiente on-line, que cresceu em consumidores mais de 50%, principalmente com um público de melhor renda.

Existe um fator chamado represamento no consumo. A busca pelo ambiente agradável das compras e a fuga da rotina fazem muitos irem as compras. O que temos que observar é se as pessoas vão conseguir superar a ansiedade de outras formas que não seja a de ir às compras.

Por isso, pense antes de comprar. Você precisa? Você pode? Você deve? Você realmente quer? Estes são os questionamentos de uma boa ética no consumo.

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade