Núcleo de Concursos da UFPR suspende concurso para Polícia Civil

21/02/2021 / Atualizado em 23/10/2025 Por Luciana Peña
Núcleo de Concursos da UFPR suspende concurso para Polícia Civil

O comunicado foi publicado às 5h42 deste domingo (21), data da realização das provas na página do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná. 

Segundo o comunicado, na última checagem para verificar a segurança para a realização das provas, realizada na madrugada deste domingo, o Núcleo concluiu que não estavam atendidos todos os requisitos para atender o protocolo de integridade da instituição.

 Todos os 300 locais de provas na capital e nas cidades da região metropolitana de Curitiba foram visitados. De acordo com os fiscais, a situação encontrada poderia colocar em risco a integridade das avaliações e o tratamento isonômico dos candidatos, além da saúde e biossegurança de todos os envolvidos. 

 O Núcleo decidiu suspender as provas e não há nova data prevista para a realização do concurso.

 A Polícia Civil emitiu uma nota informando que foi surpreendida pela decisão na madrugada deste domingo e enviou imediatamente um ofício ao NC-UFPR para saber os motivos, uma vez que até às vésperas,  o Núcleo havia reportado que havia “plena viabilidade” para a realização das provas

 O concurso tem 106 mil inscritos. São 400 vagas, 50 para delegado, 300 para investigador de polícia e 50 para papiloscopista.

 Todas as vagas para delegado de polícia são destinadas ao interior o estado. As vagas para investigador de polícia são:  50 para a capital, 70 para região metropolitana de Curitiba e 180 para o interior do Estado. E as vagas de papiloscopista são: 10 para capital, 10 para região metropolitana de Curitiba e 30 vagas para o interior. 

 Segundo a PC, “tendo em vista o severo déficit de policiais civis, o concurso se demonstra de extrema valia para que a PCPR continue prestando um serviço de qualidade à população”.

 Candidatos de todo o país vieram ao Paraná para fazer as provas

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550