Noroeste do PR terá modelo de previsão climática inédito no país

CBN Rural

Noroeste do PR terá modelo de previsão climática inédito no país

CBN Rural por Rogério Recco em 24/07/2024 - 16:42

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial e três associações de municípios da região noroeste do Paraná acabam de formalizar uma rede colaborativa inédita no país, por meio da qual pretendem obter mais assertividade nos prognósticos sobre as variações climáticas e, assim, contar com uma ferramenta para auxiliar gestores públicos na programação de obras, orientar produtores rurais no planejamento de suas lavouras e apoiar a defesa civil, entre outros fins.

Na manhã de quarta-feira (24), estiveram na sede da cooperativa, em Maringá, para a assinatura de um termo de cooperação, os prefeitos Crisógono Júnior, o Juninho, presidente da Amusep – Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense; Júlio Leite, presidente da Amunpar – Associação dos Municípios do Noroeste do Estado do Paraná; e Agnaldo Trevisan, presidente da Amenorte – Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná, que falaram ao CBN Rural desta quarta-feira.

Envolvendo inicialmente 60 municípios em um raio de 16,5 mil quilômetros quadrados, a rede é uma inovação proposta pela Cocamar, que há cinco anos trabalha com serviços avançados de satélite e pós-processamento de dados de previsão do tempo. Entre as maiores em seu setor no estado, a cooperativa já possui uma rede com 55 estações climatológicas instaladas em propriedades de produtores cooperados e espalhadas por várias regiões. A isso foi somada uma tecnologia suíça, fornecida pela Meteoblue, para alcançar um índice de acerto superior a 80% nos prognósticos.

“Esse índice de mais de 80% está bem acima dos dados costumeiramente apresentados pelos veículos de comunicação”, afirma Luiz Lourenço. Ele explica que “não se trata de um serviço meteorológico comum e, sim, a implantação de uma sofisticada estrutura ainda não existente no Brasil, capaz de elevar o nível de informações nessa área a um novo patamar”.

Por meio dela, os usuários vão ter acesso a um leque de imagens e dados mais confiáveis, que vão disponíveis no site da cooperativa, das prefeituras e em um aplicativo. “É dessa forma que são monitoradas as tempestades e as oscilações climáticas nos Estados Unidos e Europa”, mencionou Lourenço, ao informar ainda que o sistema possibilita um acompanhamento “ao vivo” com atualização a cada 15 minutos e infere positivamente nos cálculos de previsão de até 14 dias.

A ideia, segundo ele, é difundir esse modelo também junto a outras cooperativas, por meio da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), empresas e sensibilizar o governo do Estado, dada a importância dessa previsibilidade para a segurança da população e levando em conta que a agricultura é o carro-chefe da economia estadual.

Quer enviar uma sugestão ou pergunta para o CBN Rural? Fazer contato com Rogério Recco? Envie a sua mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 3220 4048.

Acompanhe CBN Rural de segunda a sexta, às 07h20 e às 15h40

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade