Ninguém pode interromper a vida
CBN Maringá

Opinião

Ninguém pode interromper a vida

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 13/09/2023 - 08:00

Vida foi feita para se viver

Devemos respeitar a nossa própria vida. Engraçado, por muitas vezes respeitamos o outro, cuidamos dos interesses alheios, favorecemos outros em detrimento de nós. Atos nobres, mas e conosco, como agimos?

Quando falo conosco, falo dessa relação íntima onde avaliamos nossos próprios atos, somos capazes de descrever o nosso próprio sentimento, aprová-los ou reprová-los. Aquilo que suportamos ou não diante do espelho onde reflete um certo “Eu”.

A vida é a capacidade de unirmos experiências a nossa razão, segundo Emmanuel Kant, pensador alemão. Viver e refletir o que se viveu. Saber analisar os fatos e dele tirar proveito sem se deixar levar pela aparência ou excessivas distorções extremas.

Vida nunca é ideal, é real

Logo, a vida pode não ser o ideal, mas devemos viver o real e aprender a estamos satisfeitos com o que somos. Não deveríamos construir um sentimento de repulsa pela nossa existência e ficar desejando a vida dos outros. Sim, tem muita gente que fica admirando o alheio e esquece de viver a própria vida.

Por isso, por mais que ficamos vivendo um descontentamento o que temos e somos, e a insatisfação deve ser canalizada para a mudança, não podemos querer romper a vida que temos. Não nos cabe considerar que somos senhores do “botão” que elimina nossa existência. E acharmos que devemos fazer isso só porque estamos descontentes com ela.

Suicídio é um problema que tem diversas formas

Quero que você reflita. Estamos no “Setembro Amarelo”, momento de pensarmos na vida. Lutarmos para que as pessoas não se suicidem, tirem a própria vida. E há inúmeras formas de se tirar a vida, de se suicidar. Não só aquela de maneira abrupta, também a que tiramos aos poucos, cotidianamente.

O que isso significa? Pensamos no suicídio como uma pessoa que toma um último ato de agressão a si mesmo e tira a sua vida. Contudo, agir para acabar com a vida é coisa que muitas pessoas fazem ao negar a si mesmo, não gostar de si, desejar o que é do outro, viver uma vida que não é sua, ter desgosto com a existência.

Enfim, o que desejo afirmar é que há muitas formas de acabar com a própria vida. Inúmeras maneiras de praticar a “autossabotagem”, que por sinal é um problema mais comum do que se imagina. Uma forma que muitos usam de se exterminar aos poucos. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade