Não sabe o que fazer? Faça para saber

Opinião

Não sabe o que fazer? Faça para saber

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 28/09/2020 - 09:14

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Dúvidas acompanham a vida humana. Quem não tem dúvida não aprendeu nada. Todo o conhecimento adquirido amplia as possibilidades. Quanto mais você sabe e entende uma situação melhor, ela nos apresenta mais possibilidades. Isto é muito bom. Por isso, a dúvida é um bom sinal. Quem não a tem está com uma visão parcial ou distorcida, simplificada e míope. 

Contudo, ficarmos parados diante de uma escolha pode significar uma atrofia. Não esquecer que ter paciência não é um sinal de passividade. As decisões mais assertivas devem fugir da emoção euforia ou da cólera extrema. Ódio e paixão não ajuda ninguém a tomar decisão. 

Nas empresas se confunde momentos de tensão como a necessidade de uma resposta rápida. O que pode ser prejudicial quando você tem um conhecimento parcial do contexto que vive e não disponibiliza de informações para uma ação coerente.

Mas qual é a repercussão da decisão que será tomada? Este é um fator importante para saber o que fazer. Os envolvidos são quantos e sua vida terá que consequências a partir da decisão que toma? Lembre-se, há um prejuízo que pode ser irreparável e o preço pago é mais caro que os benefícios imediatos da medida tomada. 

Para saber a dimensão de uma decisão tomada deve-se buscar compreender o contexto que se vive com o máximo de informações possíveis. Isto implica em ter conhecimento. Tanto aquele que se acessa nos meios que estão disponíveis como o conhecimento tácito, aquele que envolve as pessoas e as relações que estabelecemos com elas. 

No mundo empresarial, onde uma decisão pode custar caro. E custo aqui são tanto o prejuízo patrimonial como humano, se perde capital financeiro e a riqueza de pessoas. Lembrando que as pessoas são uma riqueza mais importante para a recuperação de uma empresa que o capital financeiro. A experiência construída com os profissionais dentro de uma corporação não se recupera com facilidade como também pode se perder para sempre. 

Porém, a decisão deve ser tomada. Após todos os cuidados possíveis. Não tomá-la pode ter um preço ainda maior. E sempre é ela que nos dará a dimensão do quanto estamos diante de um acerto ou erro. O antes da escolha não pode nos dar a visão exata do depois do caminho escolhido. 

Logo, temos que equilibrar ao máximo a ponderação do contexto e a condição das circunstâncias para tomar uma decisão. Avaliar da melhor forma as consequências de nossos atos. E decidir, agir. Porque o verdadeiro aprendizado não vem da constante reflexão, mas do entendimento de uma decisão e de suas consequências diante da forma como vemos as coisas.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade