Na aposentadoria, economista realiza um sonho: produzir cachaça artesanal
Foto: Arquivo Pessoal

Dia Nacional da Cachaça

Na aposentadoria, economista realiza um sonho: produzir cachaça artesanal

Economia por Luciana Peña em 13/09/2021 - 11:45

O aposentado, de 73 anos, produz cinco mil garrafas de cachaça por ano numa fazenda em Maringá. O trabalho artesanal rende uma cachaça de qualidade vendida ali mesmo na propriedade rural. 13 de Setembro é o Dia Nacional da Cachaça.

O amor pela produção de cachaça vem de família. O economista aposentado Emiliano Leal da Cunha é filho do primeiro dono de alambique de Maringá.

Emiliano passou a infância acompanhando o passo a passo da produção de cachaça.

Mas o economista foi trabalhar em São Paulo e só depois de aposentado voltou para morar na fazenda dos pais e para produzir cachaça artesanal.

Comprou um alambique em Minas Gerais e cuida pessoalmente de todos os detalhes, desde a cana-de-açúcar até o envase da cachaça.

É um trabalho artesanal. A cachaça fica em decantação para tirar o bagacilho, responsável pela dor de cabeça da ressaca. [ouça o áudio acima]

Emiliano só produz cachaça no inverno, por causa da temperatura que precisa estar em média em 18 graus. A produção gira em torno de quatro a cinco mil garrafas por ano. Cada garrafa fica guardada por dois anos até ser colocada à venda, ali mesmo na fazenda do aposentado.

Este ano a geada prejudicou a lavoura de cana-de açúcar e a produção de cachaça vai ser uma das menores. Mas a qualidade continua a mesma. Graças ao capricho de Emiliano, que produz cachaça quase como um hobby, para resgatar as boas lembranças da infância. [ouça o áudio acima]

O Brasil tem registro de 951 produtores de cachaça, a maioria na região sudeste, de acordo com dados de 2018 do Ministério da Agricultura.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade