Mutirão contra a dengue percorre 11 bairros da zona sul
Foto: Victor Simião/CBN Maringá

Maringá

Mutirão contra a dengue percorre 11 bairros da zona sul

Cidade por Luciana Peña em 08/02/2020 - 10:17

40 caminhões e máquinas percorrem ruas e avenidas para recolher o material descartado pela população nos pontos onde foram colocadas caçambas. Maringá tem 829 casos confirmados de dengue. Um projeto é criar ecopontos móveis.

É o segundo mutirão de limpeza para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue. O primeiro foi na zona norte de Maringá, região onde estão os bairros com maior incidência de focos do Aedes aegypti. Desta vez é a zona sul que recebe as máquinas e caminhões da prefeitura. 40 veículos percorrem 11 bairros retirando o lixo que foi despejado pela população. São 240 servidores da secretaria de Serviços Públicos e 60 agentes de combate a endemias, diz a gerente de Serviços Públicos, Maria Lígia Guedes. 

A ação de limpeza também combate outra ameaça à saúde pública: os escorpiões, diz o diretor da Vigilância em Saúde, Eduardo Alcântara. 

Maringá tem 829 casos confirmados de dengue. Se chegar a 1200 entra em epidemia.  O Paraná está em situação de alerta, que é pré epidemia. Seis mortes aqui na cidade estão sendo m investigação porque a causa pode ser dengue. Em Paiçandu a Secretaria de Saúde confirmou que uma criança morreu de dengue. O mutirão de limpeza é a estratégia mais eficiente de combate ao mosquito neste momento. E a ideia é que Maringá tenha ecopontos móveis, diz o prefeito Ulisses Maia. 

Um dos pontos de descarte fica em frente à casa da dona Nair Marques. É um terreno vazio onde o pessoal sempre joga lixo. Ela fica feliz de ver que agora estão limpando o terreno. 

E durante o mutirão neste sábado, os agentes da prefeitura vão limpar quatro casas de acumuladores. São moradores com transtornos psiquiátricos que acumulam lixo em casa. Três deles permitiram a entrada dos agentes de combate à dengue. Mas no caso de um dos moradores, a família precisou pedir ajuda ao Ministério Público. Em imóveis vazios, com suspeita de má conservação, os funcionários da prefeitura podem forçar a entrada. E a multa varia de 393 reais a 30 mil reais de acordo com o tamanho do imóvel. Os pontos onde estão as caçambas da prefeitura podem ser conferidos AQUI ou na notícia relacinada abaixo.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade