Multada em R$ 6mi, prefeitura diz que não acaba com lixão por causa da “Chica”
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/internet

Faxinal

Multada em R$ 6mi, prefeitura diz que não acaba com lixão por causa da “Chica”

Paraná por Luciana Peña em 23/01/2020 - 17:18

A Prefeitura de Faxinal foi multada em 6 milhões e 196 mil  reais numa ação movida pelo Ministério Público. O MP apurou numa investigação em 2011 que a prefeitura não cumpre a legislação ambiental porque mantém um lixão a céu aberto e com indícios de queima de resíduos. 

A prefeitura foi intimada em juízo a pagar a multa, que também é aplicada à Prefeitura de Cruzmaltina, porque o lixo desta cidade é despejado no lixão em Faxinal. O Ministério Público diz que apesar do tempo que se passou desde o início da ação, as ilegalidades persistem. 

A reportagem conversou com um servidor da Secretaria de Administração de Faxinal. De acordo com ele,  a prefeitura vai recorrer da multa porque o aterro já recebeu melhorias. Agora ele é um aterro controlado. Mas o problema maior, segundo esta fonte,  é que o IAP não libera o licenciamento ambiental da área de 2 alqueires onde está o lixão para a instalação de um aterro sanitário. E não libera porque no local vive uma mulher conhecida em toda a cidade como Chica. Ela é catadora de recicláveis e vive perto do lixão, na área municipal. E o pior é que ao longo dos anos muitas pessoas abandonaram filhotes de cães no local e a Chica passou a criar estes animais. 

Hoje existe uma matilha com aproximadamente 50 cães e esses animais “protegem” o terreno. Não é todo mundo que consegue entrar no lixão, que tem cerca e porteira. Também por causa da presença dos animais o IAP não libera o licenciamento da área.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade