MP-PR pede exoneração de filha de prefeito, de apenas 18 anos, do cargo de secretária em prefeitura da região
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/MP-PR

Corumbataí do Sul

MP-PR pede exoneração de filha de prefeito, de apenas 18 anos, do cargo de secretária em prefeitura da região

Política por Victor Ramalho/GMC Online em 12/07/2021 - 15:32

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) pediu a exoneração de uma jovem, de apenas 18 anos, do cargo de secretária de Ação Social da Prefeitura de Corumbataí do Sul (a 120 quilômetros de Maringá). A profissional é filha do atual prefeito da cidade, Alexandre Donato (PSD), e foi nomeada pelo próprio pai para o cargo.

Na ação, ajuizada na última quinta-feira (8), o MP-PR, por meio da Promotoria de Justiça de Barbosa Ferraz, alega que a jovem não possui qualificação técnica para o cargo, o que, segundo o órgão, configura-se como prática de nepotismo.

Antes da ação, a Promotoria de Justiça já havia emitido uma recomendação administrativa para que o prefeito exonerasse a filha e não tentasse nomear ou contratar um parente, de até terceiro grau, para qualquer cargo de direção, chefia ou assessoramento, sem qualquer qualificação técnica comprovada para a função. O chefe do Executivo, no entanto, não atendeu ao pedido.

Agora, o Ministério Público requer que o prefeito seja obrigado a exonerar a filha e que fique proibido de realizar novas nomeações de parentes sem qualificação técnica para cargos em comissão, além de que ambos sejam condenados às sanções previstas na Lei de Improbidade, que prevê desde a perda da função pública até suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa.

Segundo apuração do GMC Online, o caso ainda tramita na Promotoria de Justiça de Barbosa Ferraz e não tem um prazo para a decisão final.

A reportagem procurou o prefeito de Corumbataí do Sul, Alexandre Donato (PSD), mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Sob supervisão de Fábio Castaldelli.

Acesse o GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade