MP denuncia 15 pessoas por comércio ilegal de túmulos em cemitério do Paraná
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibiporã

Ibiporã

MP denuncia 15 pessoas por comércio ilegal de túmulos em cemitério do Paraná

Paraná por Monique Manganaro/GMC Online em 06/11/2020 - 10:03

15 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Paraná após a conclusão das investigações na Operação Necrópole, que apurou a venda ilegal de túmulos em um cemitério do estado. O esquema criminoso ocorria no Cemitério Municipal São Lucas, em Ibiporã (a 124 quilômetros de Maringá). 

Segundo informações do MP, os suspeitos foram denunciados por organização criminosa, corrupção passiva, estelionato e subtração/ocultação de cadáver. Foram aproximadamente seis meses de investigação. 

Constatou-se que três servidores públicos que trabalhavam no cemitério, com o apoio de proprietários de funerárias locais, vendiam os direitos sobre túmulos, mas não repassavam qualquer valor oriundo das vendas aos cofres públicos. De acordo com o Ministério Público, os envolvidos vendiam os túmulos como se pertencessem a eles.

Conforme detalhes da investigação, o comércio de túmulos e as concessões de direito perpétuo é garantido por lei à Prefeitura de Ibiporã. “Apenas com as 46 vendas ilícitas já denunciadas, o município sofreu um prejuízo de R$ 203 mil”, apurou o MP. 

A denúncia relatou, ainda, que parte dos túmulos negociados pelos suspeitos foi violada a partir de ordem do administrador do cemitério, segundo o MP. Ele, conforme o órgão, é suspeito de ser o principal agente do esquema. 

Os envolvidos faziam transferência de ossadas para locais de descarte do próprio cemitério, mas não havia qualquer comunicação às famílias das pessoas sepultadas.  “No dia da operação, duas ossadas acondicionadas em sacos plásticos foram encontradas na sala da administração do local”. 

O Ministério Público afirmou, ainda, que um novo inquérito foi aberto para apurar outras possíveis vendas ilícitas, já que há um número elevado de pessoas que podem ter adquirido túmulos do esquema criminoso.

Acesse GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade