MP abriu mais de 300 investigações para apurar compras de municípios durante a pandemia
Foto: Divulgação/MP-PR

Paraná

MP abriu mais de 300 investigações para apurar compras de municípios durante a pandemia

Paraná por Luciana Peña em 05/08/2020 - 08:19

No site do Ministério Público do Paraná é possível saber quanto cada município recebeu de repasses da União e do Estado e como gastou este dinheiro. A ferramenta permite que o cidadão fiscalize o gasto do recurso público.

O Ministério Público do Paraná criou ferramentas com inúmeros dados sobre a Covid-19, que podem ser acessadas por qualquer cidadão.

Na plataforma Data Covid-19 é possível acompanhar dados sobre ocupação de leitos, casos da doença e até um ranking de transparência dos 399 municípios do Paraná. Neste ranking as cidades recebem nota de 0 a 10 de acordo com a qualidade das informações que oferecem ao cidadão.

A coleta de dados é do dia 8 de junho e a nota de Maringá é 8, ou parcialmente satisfatória.

No Painel Covid-19 o cidadão encontra o valor de recursos que o município recebeu da União e do Estado; e quanto gastou. A ferramenta também lista as compras feitas pelas prefeituras e se houve dispensa de licitação.

Maringá aparece com 26 milhões de reais de repasses da União, 847 mil do Estado e gastos de 4 milhões de reais.

O promotor de Justiça Leonardo Busatto, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público, diz que o banco de dados permite ao cidadão fiscalizar o uso dos recursos na sua cidade. As informações agrupadas e comparadas ainda embasam investigações do próprio Ministério Público.

Mais de 300 procedimentos extrajudiciais foram abertos no estado neste período de pandemia. [ouça no áudio acima]

O Paraná recebeu mais de 300 milhões de reais de repasses da União. O cidadão pode e deve acompanhar de que forma as cidades estão consumindo estes recursos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade