Movimento “Mais Mulheres” cria carta-compromisso em Maringá
Foto: Divulgação

Ampliar a pariticipação

Movimento “Mais Mulheres” cria carta-compromisso em Maringá

Política por Victor Simião em 02/10/2020 - 16:40

O documento tem sido entregue aos candidatos a prefeitura municipal. Entre outros pedidos, o movimento quer distribuição igual no número de cargos no primeiro e segundo escalão do Executivo.

O movimento “Mais Mulheres na Política” de Maringá criou uma carta-compromisso. O documento tem uma página e nele estão alguns pedidos. O item tem sido entregue aos candidatos a prefeito da cidade. Entre outras solicitações, o grupo quer que 50% dos cargos do primeiro e segundo escalão Executivos, como secretarias e diretorias, sejam para mulheres.

O movimento é suprapartidário e busca fortalecer a presença de mulheres na política. Neste ano, 134 são candidatas a vereadora Maringá. Duas encabeçam a chapa para a prefeitura. Cinco estão na disputa pela vice.

Outra solicitação presente na carta é o comprometimento de 4% do orçamento municipal para políticas de enfrentamento à violência contra a mulher na cidade, explica uma das participantes do “Mais Mulheres”, a advogada Naiara Coelho. [ouça no áudio acima]

Seis candidatos já receberam a carta. Dois devem devem se encontrar com o movimento nos próximos dias. De modo geral, até o momento, eles apoiam mas não concordam com tudo, diz a advogada. [ouça no áudio acima]

Em Maringá, 13 candidatos disputam a prefeitura.