Motoristas de ônibus podem entrar em greve na segunda-feira (7)
Foto: Reprodução

Transporte coletivo

Motoristas de ônibus podem entrar em greve na segunda-feira (7)

Cidade por Luciana Peña em 03/07/2025 - 07:50

O sindicato que representa os motoristas de ônibus do transporte coletivo em Maringá, o Sinttromar, informou nessa quarta-feira (2) que a categoria irá deflagrar uma paralisação a partir de segunda-feira.

Os motoristas reivindicam reajuste salarial de 8%, vale-alimentação de no mínimo R$ 800,00, plano de saúde e fim da intrajornada de quatro horas.

Segundo o Sinttromar, a empresa TCCC não apresentou contraproposta e por isso a categoria decidiu pela greve.

A paralisação começa 72 horas após a empresa ser notificada.

A notificação será entregue nesta quinta-feira (3).

A TCCC informou que em breve irá se manifestar sobre o assunto.

(Atualizado às 10h20): As empresas TCCC e Cidade Verde se manifestaram por nota sobre a possível greve de motoristas de ônibus. Confira na íntegra:

"Considerando as notícias de eventual greve do transporte coletivo de Maringá e região a partir da próxima segunda feira, 07/07/2025, a TCCC e Cidade Verde, mais uma vez, esclarecem que a negociação coletiva 2025/2026 teve seu início ainda no mês de maio, com conversas ocorridas entre as empresas e a presidência do Sindicato que representa a categoria dos seus trabalhadores.

As empresas garantiram a data-base da categoria em primeiro de junho de 2025, evitando estresse desnecessário à população, enquanto negociavam. Da mesma forma, dependentes de uma planilha de custos e remuneração do serviço, oriunda de seus Poderes Concedentes, atendendo aos pedidos da própria presidência do sindicato adequaram sua proposta de reajuste econômico para, respectivamente, os percentuais de 6% (seis por cento) nos salários e 17,5% (dezessete e meio por cento) no Vale Alimentação, sendo que o mix destes percentuais representam 7,72% (sete virgula setenta e dois por cento), garantido um ganho real de 2,52% (dois virgula cinquenta e dois por cento), acima do o INPC acumulado dos últimos 12 meses, que foi de 5,20% (cinco virgula vinte por cento).

A informação de eventual paralisação pelo Sindicato da categoria profissional prejudica o Sistema Público de Transporte, em prejuízo de toda coletividade que depende do serviço público coletivo.

As Empresas lamentam a postura do Ente Sindical e mantém firme a sua postura de boa-fé negocial e reafirmam, para a sociedade, seu compromisso com a continuidade, a qualidade e a seriedade do serviço público de transporte que prestam como delegatárias e agradecem aos seus colaboradores pelo trabalho contínuo e eficiente que prestam."

Atualizado às 17h48 - Em uma nova nota divulgada a imprensa, a TCCC informou que acionou o Tribunal Regional do Trabalho para evitar a paralisação na segunda-feira (7). Leia:

"As empresas TCCC e a Cidade Verde, diante das ameaças e notificação de greve anunciada pelo sindicato da categoria profissional, SINTTROMAR, esclarecem que apresentaram pedido de mediação ao Tribunal Regional do Trabalho, em Curitiba.

A tutela da Justiça do Trabalho, portanto, é um novo espaço de diálogo, submetido aos ditames da lei. Com a discussão judicializada, a paralisação perde sentido, se tornando apenas instrumento de transtorno para a população e para a cidade de Maringá e região.

O serviço público e essencial de transporte coletivo, se vê refém de um sindicato que já obteve, por parte das empresas, na tentativa de resolver a questão, uma proposta com elevados índices de reajuste para salários e benefícios da categoria, recompondo a inflação e trazendo ganho real.

Importante lembrar que o mix de reajuste oferecido pelas empresas é de 7,72%, contra um INPC acumulado de 5,20%, o que representa, como se explicou acima, um ganho real, acima da inflação, de 2,52%.

Assim, a ameaça de paralisação pelo Sindicato da categoria profissional prejudica o Sistema Público de Transporte, em prejuízo de toda coletividade que dele depende."

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade