Motoristas da prefeitura de Maringá podem aprovar indicativo de greve
Assembleia será nesta terça-feira (04), a partir das 19h, no auditório do Sismmar. | Foto: Sismmar

Assembleia

Motoristas da prefeitura de Maringá podem aprovar indicativo de greve

Cidade por Victor Simião em 04/02/2020 - 17:09

Uma assembleia está marcada para a noite desta terça-feira (04). Categoria quer reajuste salarial, mas prefeitura, até o momento, ofertou gratificação. Na assembleia realizada no dia 29 de janeiro, os motoristas aprovaram estado de greve. 

Com mobilização para aprovar indicativo de greve, o Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá realizam uma assembleia com os motoristas da prefeitura. É nesta terça-feira (04), a partir das 19h, no auditório do Sismmar. Na pauta estão a discussão do indicativo, além de desdobramentos das negociações com a Prefeitura. 

Segundo cálculos de uma comissão, os motoristas do município tiveram perdas de 43% no salário entre 2013 e 2019. É que a categoria deles não entrou no plano de carreira mais recente. 

Conforme o sindicato, o Prefeito de Maringá, Ulisses Maia, havia acordado resolver essa perda. Em uma reunião, Maia propôs incorporação salarial imediata de 10% . Entretanto, depois o Sismmar foi informado de que a proposta seria de 10% de gratificação, não de salário. A gratificação não é incorporada à aposentadoria do servidor. 

Em uma nova reunião, realizada nessa segunda-feira (03), a proposta foi gratificação para 17,5% para os motoristas categorias I e II, e de 27,5% para os de ambulância. A informação é extraoficial, apurada pela CBN Maringá. O Sismmar não quis divulgar oficialmente qual foi a contraproposta. 

Ao todo, o Executivo municipal tem 355 servidores nesse cargo. 

Desde o fim de janeiro, os motoristas que trabalham na Prefeitura de Maringá estão em estado de greve. O estado de greve é uma espécie de ação política para indicar que há uma mobilização visando a greve. Entretanto, para chegar à greve, ainda deve haver a aprovação do indicativo. 

Ao menos até o momento, a pauta indica que uma greve pode ser realizada a partir do dia 14 de fevereiro. 

É uma falta de respeito com os motoristas, disse a presidente do Sismmar, Priscila Guedes, no dia 30 de janeiro à CBN Maringá.

 

A prefeitura diz estar aberta às negociações. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade