Morre Jaime Lerner aos 83 anos
Foto: Daniel Katz/divulgação/arquivo pessoal/Jaime Lerner

Luto

Morre Jaime Lerner aos 83 anos

Paraná por Redação CBN Maringá em 27/05/2021 - 08:18

Faleceu nesta quinta-feira (27), em Curitiba, o arquiteto, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, aos 83 anos. Ele estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie, desde o dia 21 de maio, em razão de complicações renais.

A causa da morte ainda não foi divulgada, mas a informação do falecimento consta nos obituários da Prefeitura de Curitiba. Em março deste ano, Lerner foi diagnosticado com Covid-19. Na ocasião, apresentou sintomas leves da doença. O ex-governador já havia tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19.

O velório será na capela do Cemitério Israelita do Água Verde, em Curitiba. O sepultamento está previsto para 15h desta quinta-feira no Cemitério Israelita do Santa Cândida.

Trajetória

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba (1971/1974, 1979/1983 e 1989/1993) e duas vezes governador do Paraná (1995/1999 e 1999/2003). Paralelamente a atuação na política, Lerner se destacou por ideias que transformaram a capital paranaense em referência de planejamento urbano.

A primeira gestão de Lerner como prefeito foi marcada por inovações, como a criação do primeiro calçadão do país, o da Rua XV de Novembro, e as vias exclusivas para ônibus, um sistema que atraiu urbanistas de vários países para a capital paranaense. Em 1974, estas obras renderam à prefeitura de Curitiba um prêmio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

No terceiro último e período do arquiteto na administração municipal, o sistema de transporte público ganhou as estações-tubo,  surgiu a campanha de reciclagem de lixo e pontos que viraram passagem obrigatórias para os turistas, como Ópera de Arame e o Jardim Botãnico.

Nos anos 1970, época do regime militar, os prefeitos das capitais eram nomeados pelos governadores. Lerner teve indicação de Haroldo Leon Peres em 1971 e de Ney Braga em 1979. Para o terceiro mandato, Lerner se candidatou à apenas doze dias da eleição, após um acordo com três candidatos que desistiram do pleito: Airton Cordeiro, Enéas Faria e Algaci Tulio, que tornou-se vice da chapa do PDT que derrotou Maurício Fruet, do PMDB.

Como governador, primeiro pelo PDT e depois pelo PFL, uma das marcas de Lerner ficou marcado pelo incentivo à indústria automobilística na região metropolitana de Curitiba, com a instalação das montadoras Renault, Audi-Volkswagen (São José dos Pinhais) e Chrysler (Campo Largo). Entre as obras, a criação do NovoMuseu, depois batizado como Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico.

Jaime Lerner foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) em julho de 2002. Atualmente era urbanista e consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo.

Em 2010, foi listado pela revista americana Time como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo.

Jaime Lerner chegou a desenvolver planos urbanísticos para várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói.

Lerner foi casado com Fani Lerner, com quem teve duas filhas, Andrea e Ilana. A esposa morreu em maio de 2009, aos 63 anos.

Por: Lucian Pichetti/CBN Curitiba

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550