Morre Jaime Lerner aos 83 anos
Foto: Daniel Katz/divulgação/arquivo pessoal/Jaime Lerner

Luto

Morre Jaime Lerner aos 83 anos

Paraná por Redação CBN Maringá em 27/05/2021 - 08:18

Faleceu nesta quinta-feira (27), em Curitiba, o arquiteto, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, aos 83 anos. Ele estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie, desde o dia 21 de maio, em razão de complicações renais.

A causa da morte ainda não foi divulgada, mas a informação do falecimento consta nos obituários da Prefeitura de Curitiba. Em março deste ano, Lerner foi diagnosticado com Covid-19. Na ocasião, apresentou sintomas leves da doença. O ex-governador já havia tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19.

O velório será na capela do Cemitério Israelita do Água Verde, em Curitiba. O sepultamento está previsto para 15h desta quinta-feira no Cemitério Israelita do Santa Cândida.

Trajetória

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba (1971/1974, 1979/1983 e 1989/1993) e duas vezes governador do Paraná (1995/1999 e 1999/2003). Paralelamente a atuação na política, Lerner se destacou por ideias que transformaram a capital paranaense em referência de planejamento urbano.

A primeira gestão de Lerner como prefeito foi marcada por inovações, como a criação do primeiro calçadão do país, o da Rua XV de Novembro, e as vias exclusivas para ônibus, um sistema que atraiu urbanistas de vários países para a capital paranaense. Em 1974, estas obras renderam à prefeitura de Curitiba um prêmio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

No terceiro último e período do arquiteto na administração municipal, o sistema de transporte público ganhou as estações-tubo,  surgiu a campanha de reciclagem de lixo e pontos que viraram passagem obrigatórias para os turistas, como Ópera de Arame e o Jardim Botãnico.

Nos anos 1970, época do regime militar, os prefeitos das capitais eram nomeados pelos governadores. Lerner teve indicação de Haroldo Leon Peres em 1971 e de Ney Braga em 1979. Para o terceiro mandato, Lerner se candidatou à apenas doze dias da eleição, após um acordo com três candidatos que desistiram do pleito: Airton Cordeiro, Enéas Faria e Algaci Tulio, que tornou-se vice da chapa do PDT que derrotou Maurício Fruet, do PMDB.

Como governador, primeiro pelo PDT e depois pelo PFL, uma das marcas de Lerner ficou marcado pelo incentivo à indústria automobilística na região metropolitana de Curitiba, com a instalação das montadoras Renault, Audi-Volkswagen (São José dos Pinhais) e Chrysler (Campo Largo). Entre as obras, a criação do NovoMuseu, depois batizado como Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico.

Jaime Lerner foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) em julho de 2002. Atualmente era urbanista e consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo.

Em 2010, foi listado pela revista americana Time como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo.

Jaime Lerner chegou a desenvolver planos urbanísticos para várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói.

Lerner foi casado com Fani Lerner, com quem teve duas filhas, Andrea e Ilana. A esposa morreu em maio de 2009, aos 63 anos.

Por: Lucian Pichetti/CBN Curitiba

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade