As ruas acalmadas na Zona 2 são tachões de sinalização instalados em cruzamentos do bairro.
O motorista que está na preferencial é forçado a reduzir a velocidade, mitigando o risco de uma batida ao cruzar com as ruas perpendiculares.
No começo foi uma maravilha. O número de acidentes diminuiu. Mas agora os moradores do bairro voltaram a se queixar de acidentes e de motoristas e motociclistas em excesso de velocidade transitando por essas ruas.
O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, diz que o problema é que os motoristas se adaptaram às curvas dos tachões e passam pelos cruzamentos sem reduzir a marcha. [ouça o áudio acima]
Apesar das ruas acalmadas não estarem mais produzindo o efeito desejado, a instalação dos tachões continua. A Zona 4 também ganhou ruas acalmadas. Enquanto a consciência não fala mais alto, o jeito é atingir o bolso. Mas nem isso está dando resultado. Quem acumula multas não faz questão nenhuma de reduzir a velocidade. [ouça o áudio acima]
Mas se nas ruas acalmadas a velocidade está a toda, nas avenidas monitoradas por radar fixo, a boa notícia é que de janeiro a junho deste ano houve uma redução de 41% nas autuações, na comparação com o mesmo período do ano passado.