Monólogo que revisita clássico francês estreia em Maringá
Douglas Kodi, autor e diretor. | Foto: Eduardo Domingos/CBN Maringá

Cultura

Monólogo que revisita clássico francês estreia em Maringá

Cultura por Brenda Caramaschi em 18/08/2025 - 10:04

Inspirado em “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, o espetáculo “Ubu Shogun ou Por que os tronos são manchados de sangue” transporta a trama para o Japão feudal, misturando humor e elementos da cultura pop japonesa. A estreia é no dia 21 de agosto. O autor e diretor Douglas Kodi fala sobre a peça de máscaras, que permanece em cartaz até 31 de agosto, com oito apresentações, duas delas com intérprete de Libras.

“Ubu Rei” é uma das obras mais importantes do teatro moderno e é considerada precursora do que mais tarde ficou conhecido como “teatro do absurdo”. A peça escancara a ganância, a brutalidade e a estupidez humana por meio da grotesca figura de Pai Ubu, um tirano ridículo que instaura um regime caótico. Mais de um século depois, a obra continua atual ao abordar temas como autoritarismo, corrupção e a disputa pelo poder.

Em “Ubu Shogun ou Por que os tronos são manchados de sangue”, no mesmo espírito irreverente com que o autor francês questionou a tradição teatral de sua época, Kodi traz uma perspectiva “japonista”, ou seja, um olhar nipo-brasileiro, com um mosaico de estilos retratando uma era marcada por conflitos em uma peça sobre o poder.

A peça estará em cartaz nos dias 21, 22 e 23, 28, 29 e 30 (quinta a sábado) às 20h e dias 24 e 31 (domingos) às 19h. Nos dias 22 e 23 haverá intérprete de libras.

Local: Casa da Cultura Alcídio Regini (Av. Dona Sophia Rasgulaeff, 693, Jardim Alvorada)

Entrada gratuita

Classificação: 12 anos

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade