Mobilização nacional alerta para o roubo de carga
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Prevenção

Mobilização nacional alerta para o roubo de carga

Segurança por Luciana Peña em 10/11/2020 - 11:30

O Sest/ Senat está promovendo uma semana de orientação para caminhoneiros. Em 2019, foram registrados 18.839 roubos de carga no país. Um prejuízo de um bilhão de reais para as empresas. Sem contar o trauma que fica para os caminhoneiros.

Há três anos, o caminhoneiro Neyton Ramos foi vitima de um assalto.

Ele tinha 20 anos de estrada e nunca havia passado por uma situação como aquela.

Estava parado num posto de combustíveis para descansar.

Transportava ração de animal e faltava pouco para chegar ao destino, já no estado de Goiás.

Foi uma experiência traumática. [ouça no áudio acima]

De acordo com dados do Sest/ Senat, Serviço Nacional de Transportes e Aprendizagem para Transportes; em 2019, foram 18 mil 839 registros de roubo de cargas.

Por isso, nesta semana, está sendo realizada uma mobilização nacional em 400 unidades do Sest/ Senat para orientar os caminhoneiros.

Foto: Luciana Peña/CBN Maringá
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

O coordenador da instituição em Maringá, Marcelo Aleixo, diz que a principal orientação é para que os motoristas planejem as rotas e fujam dos caminhos que são mais perigosos. [ouça no áudio acima]

Os caminhoneiros também estão recebendo orientações de saúde. A hipertensão é a doença que mais acomete os caminhoneiros.

Nos casos de assaltos, os motoristas ainda sofrem com os traumas psicológicos que perduram por meses ou anos, diz Rodrigo Braga, coordenador de promoção social do Sest/Senat. [ouça no áudio acima]

Ainda de acordo com os dados de 2019, o prejuízo para as empresas em função dos roubos de carga passou de um bilhão de reais.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade