Ministério Público recebe relatório da CPI da Saúde
Imagem Ilustrativa | Foto: Divulgação/MP-PR

Investigação

Ministério Público recebe relatório da CPI da Saúde

Política por Victor Simião em 02/09/2020 - 17:47

A promotoria responsável pelo caso pretende analisar o material até a semana que vem. No documento, vereadores apontam sobrepreço na compra de remédio, mas dizem que fala de secretário sobre pagamentos mais alto não se sustenta.

A CPI da Saúde foi criada em junho na Câmara de Vereadores. O motivo foi uma afirmação do secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto. Em maio, ele disse que o município pagava até três vezes mais na compra de medicamentos. Formada por cinco parlamentares, a comissão investigou as compras feitas nos últimos 12 meses na Secretaria de Saúde. Além disso, ouviu o depoimento de cinco pessoas e analisou uma série de documentações.

Em resumo, o grupo considerou a fala de Biatto como algo que não se sustenta. Foi uma expressão errada, como ele próprio afirmou depois. Apesar disso, a CPI apurou que um medicamento comprado pela Secretaria de Saúde, o Metilfenidato Cloridrato, comprimido de 10mg, custou 58% mais do que o valor cotado pela comissão no mercado.

O medicamento, comprado em grande quantidade, entrou numa licitação ampla, com vários outros remédios. Por ele a Secretaria pagou 936 mil reais. Segundo a CPI, 344 mil e 900 reais a mais do que se tivesse adquirido pelo valor cotado pela comissão. Para a CPI a explicação da Secretaria de Saúde é que na compra geral, o município saiu ganhando.

A comissão recomendou que a Prefeitura tomasse alguma medida em relação ao secretário de Saúde, embora não tenha deixado claro o quê. O documento final foi enviado aos órgãos de controle.

No caso do Ministério Público, a CBN apurou que o promotor deverá tomar alguma decisão até a próxima semana. Por lá, um procedimento chamado notícia de fato já tinha sido instaurado. É uma apuração, não uma investigação. O motivo é o mesmo: o de saber se houve gastos a mais na Saúde. O secretário Jair Biatto foi ouvido. A Secretaria de Patrimônio, por sua vez, enviou esclarecimentos por escrito.

É provável que as informações que o MP tem até o momento sejam unidas às obtidas pela CPI. De qualquer modo, a CBN apurou que é pouco provável que o caso se transforme em um inquérito civil ou criminal.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade