Ministério Público bloqueia bens de advogados acusados de praticar golpes na região
Imagem ilustrativa/foto: arquivo / GMC Online

Operação Burla

Ministério Público bloqueia bens de advogados acusados de praticar golpes na região

Paraná por Fabio Guillen/GMC Online em 12/03/2021 - 15:48

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) bloqueou bens de 11 pessoas acusadas de envolvimento com golpes na região Noroeste do Paraná. O bloqueio é uma continuação das investigações da Operação Burla, que em 2018 apurou crimes de estelionato, apropriação indébita e lavagem de dinheiro.

As investigações foram conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Até o momento, o MP-PR bloqueou 31 imóveis, uma lancha, dinheiro aplicado em ativos financeiros, direitos em ações judiciais e animais como bois. Todos foram comprados com dinheiro das vítimas, segundo a investigação. 

Segundo a denúncia, oferecida pelo MP-PR, por meio do Gaeco, os réus, em sua maioria advogados da região Noroeste do Paraná, teriam praticado 19 crimes de estelionato e apropriação indébita e quatro crimes de lavagem de dinheiro contra clientes do Banco do Brasil, em ações de expurgos inflacionários envolvendo correções monetárias dos planos Verão, Collor e Bresser, obtendo vantagens ilícitas e causando prejuízos em montante superior a R$ 5 milhões. 

Na ação penal, são citadas 29 vítimas, mas mais pessoas podem ter sido lesadas pelos denunciados. Há outros processos judiciais em andamento nas comarcas de Santa Isabel do Ivaí e de Alto Paraná relacionados aos possíveis crimes, com outras vítimas.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade