Minao Okawa, fundador do Hospital Paraná, morre aos 78 anos em Maringá
Morre o médico Minao Okawa, aos 78 anos. Foto: Arquivo

Luto

Minao Okawa, fundador do Hospital Paraná, morre aos 78 anos em Maringá

Cidade por Lethícia Conegero/GMC Online em 19/01/2021 - 20:31

O médico Minao Okawa, um dos fundadores do Hospital Paraná, morreu nesta terça-feira (19), em Maringá, aos 78 anos, vítima de um câncer. Filho caçula de nove irmãos, nasceu em Cafelândia (SP) e mudou-se para Curitiba para cursar medicina. Formou-se pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1968, e fez mestrado (1991) e doutorado (2002) em Clínica Cirúrgica pela mesma instituição.

Okawa mudou-se para Maringá no início da década de 1970. Foi professor adjunto na disciplina de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde recebeu inúmeras homenagens e foi patrono de várias turmas de medicina. 

Pioneiro nas áreas de gastroenterologia, endoscopia e cirurgia digestiva, com foco no tratamento do câncer gástrico, Okawa cuidou de milhares de pacientes. Recebeu o Título de Cidadão Benemérito de Maringá, em 1993, e de Cidadão Honorário do Paraná em 2009.

No Hospital Paraná, além de fundador, era superintendente e membro efetivo do Corpo Clínico. Foi membro-fundador da Unimed Maringá, onde fez parte do Conselho Técnico e do Conselho Administrativo, e presidente da Sociedade Médica de Maringá (SMM), na gestão 2014-2017. 

Além disso, foi conselheiro da Delegacia Seccional de Maringá, delegado Suplente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), presidente do Capítulo Paranaense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e presidente do Capítulo Norte do Paraná do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Minao Okawa também foi destaque em Prática Médica pela Associação Médica do Paraná (AMP) em 2006, e era membro Titular da Academia Paranaense de Medicina (APM)

Viúvo de Lie Otsuki Okawa, Minao é pai de Luciano Okawa, médico da mesma especialidade, e Marcelo Okawa, engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e deixa quatro netos.

Diversas entidades médicas lamentaram a morte do médico nesta terça-feira, 19. Entre elas, a Sociedade Médica de Maringá, que se manifestou por meio de nota: “A classe médica perdeu hoje um grande médico, professor e ser humano. À família e amigos as nossas condolências”. Também se manifestaram o Conselho Regional de Medicina do Paraná, Academia Paranaense de Medicina e a Associação Médica do Paraná.

Nas redes sociais, o sobrinho do médico, Rogério Okawa, também lamentou a morte do tio: “Uma vida de trabalho, de sonhos realizados e de amor a medicina . Sentirei sua falta, tio, das conversas, conselhos, de suas histórias. Seu legado permanecerá naqueles que te conheceram e conviveram com você”.

O velório do médico Minao Okawa será nessa quarta-feira (20), a partir das 10h, no Salão Nobre do Prever Central, na Rua Ver. Primo Monteschio, 250. O sepultamento será às 16h, no Cemitério Municipal de Maringá. 

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade