Micro deuses do dia a dia
CBN Maringá

Opinião

Micro deuses do dia a dia

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 06/03/2023 - 10:37

Os seres humanos têm uma tendência de criar tudo a sua imagem e semelhança. Por isso, sempre se sentiram felizes em considera que Deus os fez desta forma. Porém, podemos estar equivocados.

Vá que o Universo, esta coisa da qual não conhecemos nem 5% e não temos dimensão de sua proporção e mistérios, um dia venha nos destituir desta mania de achar que somos o centro de todas as coisas. Que somos os “queridinhos” da história. Vai que não?

Quando Copérnico descobriu que a terra não estava no centro do Universo e muito menos que o Sol girava em torno dela, deu um tombo no Geocentrismo e Egocentrismo da cristandade europeia. Uma dolorosa lição que agora os alucinados da atualidade desejam retomar. Somos um grão de areia no Universo.

Spinoza, o pensador holandês do Século XVII, talvez o mais profundo pensador cristão sobre a ética, considerava que Deus não é uma entidade na forma de um homem, do século masculino, sentado em um trono impondo-se através de ordens a mudando o destino de todas as coisas.

Spinoza considerava que Deus é o Universo em toda a sua expressão e inteligência. É a regra determinante da existência na qual todos estamos inseridos, inclusive os seres humanos. Ou seja, não somos melhores que ninguém. Apenas fazemos parte da totalidade lógica que nos dá sentido.

Sempre é bom começar a semana pensando que talvez não sejamos tão importantes ao ponto de nos impormos sobre os outros e desejarmos que a verdade esteja em nós. Há mais complexidade nesta vida e nossa visão é precária deste mundo que nos cerca. Uma boa dose de humildade não faz mal a ninguém.

Porém, sempre é bom lembrar, não confunda ser humilde com se humilhar. Humildade e humilhação são coisas bem diferentes. E olhe que coisa engraçada, a diferença entre humildade e humilhação é uma diferença tênue. Enquanto a humildade nos lembra da falta de soberba, a humilhação nos leva a perder a dignidade.

Tem muita gente sendo humilhada por aí, por pessoas muito pouco humildes.

Segundo dados do Superior Tribunal do Trabalho (TST), mais de 52 mil casos de assédio moral foram ajuizados em 2021. Tem muito chefe abusando por aí, humilhando.

Pesquisa feita pela Vagas Profissões, 52% dos profissionais já sofreram algum tipo de agressão no ambiente de trabalho. As mulheres são a maioria, 51,9%. E o maior assediador são os chefes, em mais de 89% dos casos.

Talvez, seja por isso que muitos líderes consideram que a imagem de Deus lhe cai bem. E que ela deva refletir seus atos. Exigem de seus funcionários uma obediência cega e passível de punição, caso não ocorra como o desejado.

Como um “deus” querem manter a distância de seus súditos e enveredar pelo mando alucinado sem serem questionados. São senhores da razão, distantes demais. Tentam passar a imagem de seres além do humano, mesmo desumanos. Assim, se impõem se ter que se justificar.

Por isso, não precisamos de deus ou deuses, mas de líderes. Seres humanos que estejam sujeitos as regras e não as manipulem para atender aos seus interesses, como muitos “homens de fé” fazem para manter o controle sobre os seus fiéis.

Precisamos ver nascer lideranças que justifiquem a condição da qualidade humana que os fizeram se destacar dos demais e terem o mérito necessário para ocupar a função que ocupam.

Hoje, muitos falsos deuses repousam na internet propagando a imagem da perfeição. Expressando sua face mentirosa da vida perfeita. O ser humano bom, a pessoa completa. Eles são proporcionalmente o oposto do que tentam expressar.

Precisamos de pessoas, normais, seguindo a condição fundamental de respeito. Nada faz de ninguém alguém acima de qualquer pessoa. O que constrói as obrigações de um ser humano é o grau de responsabilidade que ele assume ao se tornar um líder e ter como responsabilidade gerar eficiência e resolução para um grupo de pessoas.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade