Meteorologistas alertam para perigo de tempestades em Maringá e região

Frente fria

Meteorologistas alertam para perigo de tempestades em Maringá e região

Cidade por Monique Manganaro/GMC Online em 01/10/2021 - 10:25

O deslocamento de uma nova frente fria pelo sul do Brasil vai alterar as condições do tempo em todo o Paraná nesta sexta-feira (1º). De acordo com o Climatempo, houve uma forte queda de pressão atmosférica entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina, o que estimulou a formação de um maior número de nuvens de chuva, que vão se espalhar pelos estados do sul nesta sexta. O alerta é para a ocorrência de tempestades no Paraná e em Santa Catarina. 

Segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), desde a madrugada, as áreas de instabilidade começaram a provocar chuvas em pontos do sul do estado. Entre o fim da manhã e o início da tarde, o sistema frontal vai avançar e alterar as condições do tempo nas demais regiões paranaenses. 

Os meteorologistas alertam para o risco de tempestades em diversas regiões do estado nesta sexta-feira. Conforme destacou o Climatempo, a previsão é que os maiores volumes de chuva ocorram sobre Santa Catarina e sobre o Paraná. 

O Simepar indica a possibilidade de temporais em praticamente todas as regiões paranaenses. “O risco de tempestades, com ventos fortes acima dos 55 km/h, é bastante elevado em praticamente todos os setores”, alerta Samuel Braun, meteorologista.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou um alerta de perigo potencial de temporais para grande parte do norte do Paraná, incluindo Maringá, e que se estende para áreas da divisa com São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet, estão previstos acumulados de chuva que podem chegar a 50 milímetros, além de ventos intensos, de até 60 km/h, e queda de granizo. 

A previsão do Simepar para Maringá é de tempo instável e pancadas de chuva ao longo do dia. Conforme o instituto meteorológico, são esperados aproximadamente 15 milímetros de chuva, que deve ocorrer principalmente no período da tarde. 

Com a instabilidade, as temperaturas não se elevam como nos dias anteriores. A máxima nesta sexta-feira não deve passar dos 25°C. 

As condições de tempo instável se mantêm durante o fim de semana na cidade. Para este sábado, 2, apesar de um menor volume, ainda são previstas pancadas de chuva. Mesmo com a instabilidade, Maringá terá um dia quente, com temperaturas variando entre 19°C e 33°C.

No domingo, 3, o tempo segue parcialmente nublado, com pancadas de chuva ao longo do dia. As temperaturas vão variar entre 22°C e 28°C.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Foto: Reprodução/Inmet
Foto: Reprodução/Inmet
Foto: Reprodução/Simepar
Foto: Reprodução/Simepar

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade