‘Mercado da saudade’ estimula exportações de produtos brasileiros
Foto: Comex do Brasil

Comércio Exterior

‘Mercado da saudade’ estimula exportações de produtos brasileiros

Economia por Luciana Peña em 19/06/2021 - 18:45

Em Maringá, uma sorveteria está vendendo para Portugal picolés de frutas nacionais. O cliente é o brasileiro que vive no exterior, mas tem saudade de sabores da terra natal. Um nicho de mercado que pode ser ampliado. 

 

Vivendo há quatro anos em Portugal, o curitibano Robinson Franco transformou a saudade em negócio.  Abriu uma importadora e começou a vender na Europa os produtos brasileiros que faziam tanta falta para ele: comida com sabor de terra natal. 

Robinson apostou num mercado consumidor que cresce cada vez mais: os brasileiros que vivem no exterior e que a exemplo dele sentem saudades de produtos que só encontravam por aqui. É o chamado mercado da saudade. [ouça o áudio acima]

Um mercado que está ajudando pequenas e médias empresas a exportar. É o caso da sorveteria de Thiago Ramalho, de Maringá. 

A empresa, que já vende para o Paraguai, fechou contrato agora com Portugal e está de olho também na Alemanha. O primeiro contêiner com sorvetes está a caminho da Europa. Os picolés serão vendidos em 250 supermercados portugueses. [ouça o áudio acima]

E se o brasileiro que vive lá fora fizer propaganda do sorvete com gostinho de Brasil, logo o mercado consumidor em Portugal vai aumentar. [ouça o áudio acima]

De acordo com dados de 2019, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras,  150 mil brasileiros vivem em Portugal. 

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade