Médico que atuou no SUS na pandemia ganha direito a desconto no Fies
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Maringá

Médico que atuou no SUS na pandemia ganha direito a desconto no Fies

Saúde por Luciana Peña em 01/12/2023 - 08:41

Um médico conseguiu junto à Justiça Federal de Maringá, uma decisão autorizando o desconto de 25% sobre o valor que ele deve ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

O médico é formado numa universidade particular e tem um saldo devedor de R$ 394.445,80. Na ação, o profissional alegou que tem direito ao abatimento porque trabalhou no Sistema Único de Saúde (SUS) por 25 meses, de março de 2020 a abril de 2022, durante a pandemia de Covid-19.

O juiz federal José Jácomo Gimenes, da 1ª Vara Federal de Maringá, acolheu o pedido do médico porque existe previsão legal.

Na sentença, o juiz ressaltou que o autor da ação comprovou ter trabalhado por mais de seis meses no SUS durante a pandemia e comprovou ter solicitado o benefício por via administrativa, em julho deste ano. O pedido foi feito pelo Fiesmed, canal em que médicos que utilizaram o Fies, podem pedir o abatimento mensal de 1% do saldo devedor ou a carência estendida do financiamento estudantil, caso atendam aos requisitos de leis específicas.

Por via administrativa, o pedido foi negado, por isso o médico recorreu à Justiça. A União alegou que o direito ao abatimento vale apenas para o período de março a dezembro de 2020, quando vigorou o decreto legislativo de calamidade pública em função da crise sanitária da Covid-19.

Mas o juízo determinou que: “O período a ser considerado para o abatimento em questão é aquele compreendido na vigência da emergência sanitária decorrente da pandemia da Covid-19, e não o período de vigência do Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020”.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a União podem recorrer da decisão.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade