Médico de Maringá apaixonado por animais silvestres faz fotos incríveis em safáris
Arquivo pessoal

Hobby

Médico de Maringá apaixonado por animais silvestres faz fotos incríveis em safáris

Meio Ambiente por Fabio Guillen/GMC Online em 07/03/2021 - 09:35

A paixão por animais silvestres tem levado o médico de Maringá Marcos Franchetti, de 46 anos, a viver experiências incríveis em safaris mundo afora. Viajar sempre foi um hobby para o cardiologista intervencionista, mas ele nunca imaginou que de uma viagem surgiria um novo hobby: fotografar animais silvestres. Sempre acompanhado da esposa, a médica anestesiologista Fabiana Ribeiro da Silva Fagá, Franchetti já fez 20 viagens com o único objetivo de registrar as melhores fotos de animais silvestres.

Pelas lentes do médico já passaram leões, tigres, elefantes, girafas, ursos e muitas outras espécies. O resultado dessa paixão? Fotos e vídeos impressionantes com detalhes da vida selvagem. Marcos disse que sempre foi apaixonado por animais silvestres e que essa paixão começou na televisão.

“Sempre gostei de assistir programas da ‘Natio’ com animais silvestres. Sempre pensei em fazer um safari e em 2014 tive a oportunidade. Mas a fotografia em si quando fui fazer residência em São Paulo, um amigo meu comprou uma câmera e achei muito legal. Comprei uma primeira sony, digitalzinha, pequenininha. Comecei a gostar e comprei uma outra igual o Marcelo meu amigo tinha. Em 2017, comecei a fotografar. Fui gostando cada vez mais. Tinha muita vontade de acompanhar a vida selvagem”, explica.

Franchetti já ficou cara a cara com animais silvestres. Muitos não teriam a mesma coragem que ele tem. Em algumas situações, já correu até perigo, mas por conta própria porque os safaris são muito bem organizados e seguros. Segundo o médico, já teve situação de sair do carro e algum animal pular repentinamente por perto. 

“Em alguns locais são carros abertos e outros fechados. Os carros abertos você tem uma maior participação da vida selvagem, mas também existem mais riscos. Eles entendem como se fosse um conjunto só, o carro e nós dentro do carro. Mas quando você se levanta, por exemplo num carro aberto, tem um risco bastante significativo porque eles começam a entender que são duas unidades diferentes e não são acostumados com isso. Mas normalmente a gente fica dentro do carro. Em outubro a gente desceu muito do carro, mas estava tranquilo. A gente sempre dá uma checada em tudo antes. Tem a adrenalina que é o gostoso da história”, disse o médico. 

Marcos e a esposa Fabiana acabaram de chegar de um safari na Tanzânia, país da África Ocidental. A dica é sempre ter um bom guia. “Tanzânia é um destino que está sendo muito procurado. Nós fomos em época de pandemia e estava bem vazio. Poucos carros. Não tem aquela loucura de ficar procurando um ponto. O diferencial de um safari é ter um bom guia. Sem um bom guia você não tem um bom safari”, comentou. 

Uma das ideias do médico Marcos Franchetti e da esposa Fabiana Ribeiro da Silva Fagá é ajudar de alguma forma a melhorar a qualidade da vida selvagem. Segundo Franchetti, a ideia dos vídeos e fotos é, também, levar informação aos brasileiros e estimular a conservação e preservação dessa riqueza natural. 

“Uma ideia que a gente sempre tem é de mostrar a ideia de conservacionismo. Mostrar às pessoas o que existe, que aquilo ali é muito legal, muito bacana, mostrar o povo local e que eles dependem do turismo, tentar fazer as pessoas preservarem”, explicou.

Outro fator que preocupa muito o médico é a caça a animais silvestres. Segundo ele, é uma realidade triste e que ainda existe em alguns países. “Infelizmente na Tanzânia existem ainda hoje reservas de caças privadas. Financeiramente é extremamente rentável para o governo. Então para você matar um animal mais raro é cerca de U$$ 42 mil. São mortes de muitos elefantes e leões. A ideia de fazer os vídeos é mostrar para o brasileiro que um safari é muito legal também e tentar mostrar que precisamos preservar”, concluiu. 

Em breve, o médico disse que fará uma exposição com as fotos dos animais silvestres registradas nas viagens que ele e a esposa fazem pelos safaris. No Instagram do médico (@marcosfranchetti) é possível encontrar fotos e vídeos incríveis. Clique aqui e acesse.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade