Segundo dados coletados pela Prefeitura, o maringaense quer mais segurança na cidade. A área é considerada a prioritária para 25% das 726 pessoas que responderam ao formulário do Orçamento Cidadão, tanto pela internet quanto durante as audiências públicas realizadas em junho. De acordo com o município, o maringaense solicita mais policiamento
Maringá conta com Guarda Municipal como força auxiliar de segurança. A responsabilidade mesmo é das policiais Civil e Militar, que respondem ao Governo do Paraná.
A segunda área que mais merece atenção é Educação, com 15% dos votos. Conforme as respostas dos questionário, a população quer mais vagas em creches - que atualmente tem mais de duas mil crianças na fila.
Na sequência, as áreas prioritárias são: esporte, serviços urbanos, saúde, transporte, assistência social, meio ambiente, saneamento, cultura e habitação.
Os dados foram apresentados nesta terça-feira (24), em uma audiência pública, no auditório Hélio Moreira.
No caso da Segurança, a Prefeitura indica um orçamento de R$ 19,1 milhões para a secretaria dessa área - valor 1,6% maior que o deste ano, que ficou em R$ 18,8 milhões.
Na edição passada do orçamento, a segurança também foi a área escolhida pelo maringaense com a que mais precisava de atenção.