Essa será a segunda etapa do projeto que teve início em abril com uma Residência Poética, que proporcionou cinco formações ao longo de dois meses. Após participarem da Residência, dez poetas desenvolveram diferentes produtos poéticos, que agora serão apresentados e distribuídos gratuitamente ao público presente no evento que ocorre no próximo domingo, 28. Nas oficinas, eles fizeram exercícios de escrita criativa e aprenderam técnicas de criação de quatro produtos poéticos, visando a distribuição dos poemas. O objetivo do festival é que as pessoas tenham contato com a poesia em diferentes formatos e materiais, para mostrar que a literatura não está restrita ao livro. São pílulas poéticas, pocket zines, poemas visuais e performances de poesia falada, como explica a produtora cultural e professora de literatura, Érica Paiva Rosa, que coordena o projeto.
[Ouça o áudio acima]
Pedro Marchiori, um dos poetas participantes, fala sobre o processo de criação dos poemas e a expectativa de levá-los ao público. [Ouça o áudio acima]
O festival começa às 15 horas, na Coletiva Mostra Multicultural (Rua Padre Viêira, 443, Zona 7) e terá intérpretes de Libras. A entrada é gratuita.