Maringá encerra março com salto negativos de empregos; no ano, o desempenho é positivo
Imagem ilustrativa/foto: Marcello Casal Jr./Agência-Brasil

Economia

Maringá encerra março com salto negativos de empregos; no ano, o desempenho é positivo

Economia por Letícia Tristão em 28/04/2021 - 19:20

Reflexo da segunda onda da pandemia, o saldo foi de 12 postos de trabalhos fechados na cidade. Mas a expectativa é que a retomada da economia seja mais concreta a partir do meio do ano.

Os dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, referentes ao mês de março, foram divulgados nessa quarta-feira (28), pelo Ministério da Economia. O Caged mensura a geração de emprego por carteira assinada no país, o que representa cerca de 20% dos brasileiros.

Em Maringá, depois de os dois primeiros meses do ano terem sido positivos, março registrou saldo negativo de empregos formais. Foram fechados 12 postos de trabalho na cidade no mês de março. Foram 6.420 contratações e 6.432 desligamentos. 

A indústria foi o setor que mais gerou empregos em Maringá em março deste ano, com 189 vagas de trabalho preenchidas. Em segundo está a agropecuária, com a abertura de 21 postos de trabalho formais. No entanto, a construção civil registrou saldo de 31 desligamentos, o comércio, 92 e o setor de serviços fechou 99 postos de trabalhos no mês de março deste ano, segundo os dados do Caged.

O economista João Adolfo Stadler Colombo avalia que Maringá seguiu a tendência nacional e atribui os números aos reflexos da segunda onda da pandemia. [ouça o áudio acima] 

Segundo ele, a perspectiva é de otimismo a partir de maio. Com a vacinação e diminuição de contágio do coronavírus, a expectativa é que a retomada da economia seja mais palpável. [ouça o áudio acima] 

No acumulado do ano, de janeiro a março, Maringá  os resultados são positivos. Houve a abertura de 3.088 vagas, 21.419 contratações e 18.331 demissões, mesmo em meio à crise causada pela pandemia.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade