Maringá tem quase 1 veículo por habitante
Imagem Ilustrativa | Foto: Fernando Frazão/Arquivo/Agência Brasil

Trânsito

Maringá tem quase 1 veículo por habitante

Trânsito por Letícia Tristão/GMC Online em 15/01/2021 - 11:04

O grande fluxo de veículos na cidade impacta em engarrafamentos e acidentes. Um Plano de Mobilidade Urbana prevê identificar os principais gargalos do trânsito em Maringá.

Maringá tem atualmente 321,179 veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e 430.157 habitantes, conforme a última atualização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) . Com isso, é possível chegar ao número de 0,74 veículo por habitante.

Maringá quase empata com Curitiba. Na capital, o levantamento indica 0,75 veículo por habitante.

A maioria dos veículos que circulam por Maringá são os carros, 174,622. Em segundo lugar, as motocicletas, são 43,670 motos na cidade. Entre os outros veículos que entram na contagem estão caminhões, tratores, caminhonetes, ônibus e até motorhome: são 35 veículos-casa em Maringá.

Segundo o diretor de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Marcelo Filite, a quantidade de veículos na cidade reflete nos problemas no trânsito enfrentados diariamente pelos motoristas, principalmente com relação ao grande fluxo nos horários de pico em avenidas principais da cidade. [ouça no áudio acima]

Filite afirma que um Plano de Mobilidade Urbana está sendo elaborado para identificar os principais gargalos do trânsito em Maringá e buscar soluções a longo prazo. A previsão de entrega do plano contratado por licitação, que tem validade de 10 anos, é para junho. [ouça no áudio acima]

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550