A praticidade é muito grande principalmente para quem mora longe do centro. Augusto Buzzo é síndico em um condomínio horizontal no Jardim Paraíso que, em novembro do ano passado, ganhou um mercado. O local é novo, hoje está com metade dos lotes ocupados e, quando o estabelecimento abriu, o número de moradores era ainda menor. [ouça o áudio acima]
O síndico afirma que o mercadinho ainda valoriza os imóveis. O mercado do condomínio foi implantado pela startup maringaense Mercadinho 24h, que tem crescido 100% ao ano desde que nasceu, em 2022. A empresa estreou com cinco minimercados e atualmente soma 14, com planos de chegar a 50 em 2025, e migrou de condomínios com cerca de 60 apartamentos para empreendimentos que possuem acima de cem unidades. O condomínio não tem custo para a instalação, como explica o sócio da startup, Henrique Cruz. [ouça o áudio acima]
O custo fica todo para a startup, e para montar uma loja varia de 30 a 70 mil reais. No primeiro ano da empresa o faturamento bruto foi de R$ 500 mil. No segundo, de R$ 1 milhão, e a expectativa deste ano é passar dos R$ 2,5 milhões. Segundo Henrique, cada consumidor gasta R$ 22,5 por mês, em média. Por apartamento, o ticket médio gira em torno de R$ 50, mas há condomínios em que esse valor chega a R$ 150, dependendo do perfil do empreendimento.
São mais de 300 produtos, desde higiene pessoal e limpeza a snacks e outros alimentos do dia a dia e bebidas. A reposição acontece de segunda a sábado dependendo da demanda do condomínio. Para a instalação, a equipe estuda possibilidades para utilizar locais subaproveitados, mas há imóveis que já preveem o espaço ainda na planta. [ouça o áudio acima]
Mas a empresa não é a única em operação - e em expansão. Carin Ferraz e o marido abriram a primeira unidade do Mercado Aqui no condomínio onde moram, na Zona 8, em fevereiro deste ano. Ela tinha se mudado com a família para Maringá quando o marido foi contratado por uma empresa da cidade. [ouça o áudio acima]
O casal passou a estudar sobre o negócio e encontrou a oportunidade de começar sem sair de casa, já que no empreendimento onde moram não havia algo do tipo. [ouça o áudio acima]
Um dos diferenciais do negócio ela afirma que é a reposição constante e a variedade, ouvindo o que o condômino precisa. [ouça o áudio acima]
O mercado atende principalmente às necessidades de última hora: o ingrediente que acabou no meio da receita, o sabão que faltou no momento de bater as roupas, a bebida para servir para as visitas que chegaram sem avisar… Ali, os produtos estão disponíveis 24 horas sem ter que “sair de casa” e a praticidade faz com que o que era para ser um “socorro”, vire rotina. [ouça o áudio acima]
Francisco Vinholi é morador em um dos condomínios onde o mercado dela opera e diz que é cliente fiel. [ouça o áudio acima]