Maringá tem abril mais seco da história, diz Simepar
Foto: Suely Sanches/Reprodução/Facebook

Estiagem

Maringá tem abril mais seco da história, diz Simepar

Cidade por Lethícia Conegero/GMC Online em 03/05/2021 - 20:53

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Maringá teve o abril mais seco desde o início da série histórica, em 1998. Durante todo o mês choveu apenas 3,4 milímetros na cidade. Até então, o abril mais seco havia sido o do ano 2000, quando choveu 5,2 milímetros no município.

A média histórica do mês de abril em Maringá é de 71,3 milímetros.

“Essa situação que estamos observando é em função do que chamamos de bloqueio atmosférico, que é bastante comum no outono inverno do Paraná, principalmente nas regiões norte e noroeste”, disse o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.

E quando a chuva retorna para Maringá? “Nesta semana, vai passar uma frente fria no Estado, mas só deve ocorrer aumento de nuvens, sem chuva. A previsão de hoje mostra que há uma tendência de outra frente fria para a próxima semana, a partir de quarta-feira, mas essa previsão pode mudar, porque a frente fria pode perder força quando chegar mais perto”, acrescenta Braun.

Paraná

Outras sete cidades paranaenses tiveram o abril mais seco da história: Pato Branco (3 mm), Cascavel (3,8 mm), Curitiba (8,8 mm), Guarapuava (4,8 mm), Umuarama (4,8 mm) e Campo Mourão (7,6 mm).

Londrina foi a cidade em que menos choveu no mês passado entre os locais pesquisados: apenas 0,6 milímetros, ante uma expectativa de 85,1 milímetros. Ponta Grossa (9,6 mm), Cambará (10,8 mm) e Paranavaí (17,6 mm) também apresentaram chuvas bem abaixo da média.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550