Maringá tem abril mais seco da história, diz Simepar
Foto: Suely Sanches/Reprodução/Facebook

Estiagem

Maringá tem abril mais seco da história, diz Simepar

Cidade por Lethícia Conegero/GMC Online em 03/05/2021 - 20:53

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Maringá teve o abril mais seco desde o início da série histórica, em 1998. Durante todo o mês choveu apenas 3,4 milímetros na cidade. Até então, o abril mais seco havia sido o do ano 2000, quando choveu 5,2 milímetros no município.

A média histórica do mês de abril em Maringá é de 71,3 milímetros.

“Essa situação que estamos observando é em função do que chamamos de bloqueio atmosférico, que é bastante comum no outono inverno do Paraná, principalmente nas regiões norte e noroeste”, disse o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.

E quando a chuva retorna para Maringá? “Nesta semana, vai passar uma frente fria no Estado, mas só deve ocorrer aumento de nuvens, sem chuva. A previsão de hoje mostra que há uma tendência de outra frente fria para a próxima semana, a partir de quarta-feira, mas essa previsão pode mudar, porque a frente fria pode perder força quando chegar mais perto”, acrescenta Braun.

Paraná

Outras sete cidades paranaenses tiveram o abril mais seco da história: Pato Branco (3 mm), Cascavel (3,8 mm), Curitiba (8,8 mm), Guarapuava (4,8 mm), Umuarama (4,8 mm) e Campo Mourão (7,6 mm).

Londrina foi a cidade em que menos choveu no mês passado entre os locais pesquisados: apenas 0,6 milímetros, ante uma expectativa de 85,1 milímetros. Ponta Grossa (9,6 mm), Cambará (10,8 mm) e Paranavaí (17,6 mm) também apresentaram chuvas bem abaixo da média.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade