Maringá registra 32% menos nascimentos em janeiro deste ano
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Pandemia?

Maringá registra 32% menos nascimentos em janeiro deste ano

Cidade por Letícia Tristão em 28/02/2021 - 09:30

Os dados se referem ao nono mês após o início da pandemia no país, o que poderia justificar a queda no número de nascimentos na cidade, em relação a janeiro do ano passado.

O impacto da pandemia do coronavírus pode ser observado em todos os setores, econômicos e sociais. “Novo normal” para alguns empresários. Semblante da população escondido por máscaras. Novo período de mais restrições. Tudo para evitar o contágio de um vírus que atingiu o mundo todo em cheio. E será que essa realidade atingiu também os casais que pretendiam ter filhos? Dados que mensuram a taxa de natalidade em Maringá podem indicar que sim.

Segundo levantamento do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen), com base nos registros de nascimentos dos quatro cartórios de Maringá, a cidade teve uma queda de 32,42% nos nascimentos em janeiro de 2021. É o primeiro mês após o período normal de nove meses de uma gestação, desde a chegada da Covid-19 no Brasil. Em janeiro deste ano, Maringá registrou 442 nascimentos, enquanto em janeiro de 2020, foram 654 registros.

A análise é da presidente do Irpen, Elizabete Vedovatto. [ouça no áudio acima]

Em todo o Paraná, o registro de bebês nascidos em janeiro também foi menor. Foram 12.232 nascimentos, o que representa 9,66% a menos que o registrado em janeiro do ano passado, quando houve 13.540 registros.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade