Maringá pode ser umas das primeiras a vacinar todos os profissionais da educação
Imagem Ilustrativa | Foto: Mileny Melo/PMM

Das maiores cidades

Maringá pode ser umas das primeiras a vacinar todos os profissionais da educação

Cidade por Luciana Peña em 11/06/2021 - 08:13

O prefeito anunciou a vacinação de todos os profissionais da educação básica que ainda não receberam a dose nesta sexta-feira, no Restaurante Universitário. Nessa quinta-feira (10), uma decisão judicial cobrou mais uma vez a aplicação da lei 11.245. 

A lei 11245 é resultado do trabalho da Frente Parlamentar da Educação. Ela estabeleceu que todos os profissionais da educação básica fossem vacinados prioritariamente no mesmo grupo das pessoas de 60 a 69 anos.

O Ministério Público tomou conhecimento da lei quando a Secretaria de Educação encaminhou o Plano Municipal para a retomada de aulas presenciais. A partir daí cobrou na Justiça a aplicação da lei.

A prefeitura alegava que não dependia dela. Todas as doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde são contadas e têm destinação definida pelo próprio ministério.

A Justiça determinou que a lei fosse cumprida e a Prefeitura começou a vacinar profissionais da educação por faixa etária.

Mas quando a população geral começou a ser vacinada, no início desta semana, o Ministério Público entendeu que era urgente acelerar a vacinação de professores.

Caso contrário haveria prejuízo para a retomada de aulas e para as crianças mais vulneráveis que dependem da escola, até para se alimentar adequadamente.

Nessa quinta-feira (10), a Justiça determinou que o Município cumprisse integralmente a lei 11245.

A prefeitura, que já havia anunciado a ampliação da vacinação na semana que vem, decidiu vacinar todos os professores e profissionais da educação de uma vez só, nesta sexta-feira (11). O prefeito fez o anúncio pelo twitter. [ouça o áudio acima]

Com isso, Maringá pode ser a primeira cidade de grande porte do Paraná a concluir a vacinação desta categoria, diz o vereador Mário Verri, integrante da Frente Parlamentar da Educação. [ouça o áudio acima]

A vacinação dos profissionais da educação será no Restaurante Universitário da UEM, das 9h às 17h.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade