Maringá: Novo decreto suspende toque de recolher e prevê outras medidas
Prefeitura de Maringá publica novo decreto, com medidas mais flexíveis. Foto: Arquivo/PMM

Flexibilização

Maringá: Novo decreto suspende toque de recolher e prevê outras medidas

Cidade por Lethícia Conegero/GMC Online em 17/09/2021 - 18:23

A Prefeitura de Maringá publicou na tarde desta sexta-feira (17), o decreto nº 1730/2021, com medidas mais flexíveis em relação à Covid-19 – leia o documento abaixo. O decreto já está em vigor e vale até o dia 1º de outubro.

Entre outras medidas, o documento suspende o toque de recolher na cidade, seguindo o decreto estadual n° 8705/2021. Além disso, as atividades comerciais que estão permitidas poderão funcionar sem restrição de horário. Há, ainda, novas regras para a realização de eventos. O uso de máscara continua obrigatório.

Leia o novo decreto de Maringá na íntegra:

Art.1º – Conforme decreto do Estado do Paraná n° 8705/2021, publicado em 14 de setembro de 2021, fica revogado o toque de recolher.

Art. 2º – As atividades permitidas nos Decretos de Combate à Pandemia da Covid exaradas pelo Município poderão funcionar sem restrição de horário, obedecidos os Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho.

Parágrafo Único – Ficam mantidas as regras de ocupação e distanciamento determinadas nos Decretos anteriores, bem como as demais normas de biossegurança regulamentadas para cada setor específico.

Art. 3º – Fica autorizada a realização de algumas categorias de eventos, desde que respeitadas todas as medidas de biossegurança, controle sanitário e limites estabelecidos em normas anteriores.

Parágrafo primeiro – Os eventos destinados a público exclusivamente sentado ou delimitado poderão ser realizados com capacidade máxima de 50% do local, desde que o número não seja superior a 400 (quatrocentas) pessoas.

Parágrafo Segundo – Os participantes dos eventos deverão utilizar máscara cobrindo o nariz e a boca, exceto no momento da ingestão de comida ou bebida.

Parágrafo Terceiro – As autorizações previstas neste Decreto não excluem a necessidade de liberações de alvará ou licenças da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais órgãos públicos, quando necessário.

Art. 4º – Nos eventos acima de 200 (duzentas) pessoas, fica condicionada a participação dos convidados à apresentação de teste negativo da Covid-19 realizado até 48 horas antes do início do evento ou à comprovação de esquema vacinal da Covid-19.

Parágrafo Único – A responsabilidade pelo cumprimento ao disposto no caput é do organizador/responsável pelo evento.

Art. 5º – Permanece proibida a realização presencial dos eventos, de qualquer tipo, que possuam uma ou mais das seguintes características:
I – eventos dançantes ou de outra modalidade de interação que demandem contato físico entre os frequentadores;
II – eventos em local fechado que não possua sistema de climatização com renovação do ar e plano de manutenção, operação e controle autorizados;
III – eventos que demandem a permanência do público em pé durante sua realização;
IV – eventos com duração superior a 6 horas;
V – eventos que não consigam garantir o controle de público no local ou que possam atrair presença de pessoas em número superior
ao determinado nesta norma, como exposições e festivais;
VI – eventos realizados em locais não autorizados para esse fim;
VII – eventos que não atendam os critérios previstos nesta legislação e demais normas vigentes.

Art. 6º – O retorno da realização de eventos ocorrerá de forma gradativa e escalonada, condicionada à avaliação dos indicadores da Covid-19 no município, com modificação a qualquer tempo, com mais ou menos restrições, conforme os índices da pandemia.

Art. 7º – As questões omissas serão resolvidas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura do Município de Maringá, cujas demandas poderão ser enviadas pelo e-mail: sege_gespublica@maringa.pr.gov.br.

Art. 8º – Continuam em vigor os decretos anteriores relacionados ao combate à pandemia, revogando-se apenas as disposições que contrariem o presente Decreto.

Art. 9º – Este Decreto entra em vigor a partir de sua publicação e vigorará até 1º de outubro de 2021.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade