Maringá e região registraram sete feminicídios em 2019
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/internet

Morte de Mulheres

Maringá e região registraram sete feminicídios em 2019

Segurança por Victor Simião em 30/01/2020 - 16:01

Número é quase o dobro dos ocorridos em 2018. Delegada da Mulher lamenta a estatística e diz que cada morte é alarmante.

Maringá e outras 24 cidades que fazem parte da 9ª Subdivisão Policial registaram sete feminicídios em 2019. Sarandi, Marialva e Maringá registraram cada uma delas duas mortes. Colorado, uma. Os dados são da Polícia Civil, e foram obtidos pela CBN nesta quinta-feira (30). No comparativo com 2018, houve aumento de 75% desse tipo de crime. Naquele ano, foram quatro casos. 

A violência contra a mulher se tornou um dos principais assuntos na cidade recentemente. O motivo: o assassinato da jovem Maria Glória Poltronieri Borges, de 25 anos, no fim de semana.

Nesta quinta-feira (30), uma informação circulou nas redes sociais dizendo que nos últimos seis meses foram 37 feminicídios em Maringá. O dado não procede. De qualquer forma, cada morte é alarmante, diz a delegada da Mulher, Luana Lopes.

Juridicamente falando, nem todo assassinato de mulher é feminicídio. Há especificações, como menosprezo e preconceito de gênero, explica a delegada. 

Em 2019, a delegacia da Mulher abriu 1154  inquéritos de violência contra a mulher e fez 1.435 medidas protetivas. As medidas não se tornam, necessariamente, uma ação penal, e por isso há essa diferença em relação ao número de inquéritos.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade