Maringá corre risco de entrar em epidemia de dengue
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/internet

Saúde

Maringá corre risco de entrar em epidemia de dengue

Saúde por Luciana Peña em 29/01/2020 - 11:45

São 520 casos confirmados da doença desde o início do ciclo epidemiológico, 334 confirmados na última semana. Duas mortes estão sendo investigadas e três pacientes com dengue estão na UTI. No sábado(1º), vai ter mutirão de limpeza. 

Maringá tem 520 casos confirmados de dengue. Para chegar a uma epidemia são necessários 1200 casos. Parece que está longe? Mas não está. O ritmo de notificações e confirmações está cada vez veloz. Na última semana foram confirmados 334 novos casos considerando o boletim da Secretaria Estadual de Saúde. E segundo as autoridades sanitárias, o pico da doença será março e abril. Nesta quarta-feira uma reunião de trabalho definiu estratégias de combate à doença. O secretário de Saúde, Jair Biatto, abriu a reunião dizendo que tem três pacientes com dengue internados na UTI. 

A reunião lotou o Calil Haddad. Agentes de endemia reclamaram que muitas vezes são maltratados por moradores. Ivonete Ortiz diz que tem gente que não deixa ela entrar no imóvel. 

Na reunião, a promotora de Justiça da área da Saúde Michele Nader disse que o Ministério Publico pode propor ações na Justiça quando o morador for notificado para limpar o quintal e não tomar providências. 

A prefeitura anunciou medidas para conter o avanço da dengue. O secretário Jair Biatto disse que mais médicos vão ser contratados para as Unidades de Pronto Atendimento e cinco UBSs vão atender até às 21h. 

Maringá pode entrar em epidemia em março alertou o secretário. 

A concentração para o mutirão de limpeza será no sábado (1º) às 7h30 no entorno do Parque Alfredo Nyffeler.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade