Maringá: bares e restaurantes voltam nesta segunda-feira (11)
Imagem Ilustrativa/Foto: EBC

Novo decreto

Maringá: bares e restaurantes voltam nesta segunda-feira (11)

Cidade por Victor Simião em 10/05/2020 - 19:15

Com uma série de restrições, Prefeitura autoriza o retorno de locais que vendem alimentos. Entre outras regras, locais só podem atender com capacidade máxima de 50%. Comércio de rua volta a funcionar das 10h às 16h.

Foram 50 dias diferentes. Até meados de abril, bares e restaurantes não podiam abrir. No mês passado, após uma liminar da Justiça, os locais puderam fazer entregas e retiradas no balcão. A situação muda a partir desta segunda-feira (11). Com novo decreto publicado pela Prefeitura de Maringá, os estabelecimentos voltam a funcionar mediante uma série de regras.

Segundo o decreto, esses locais podem funcionar das 11h às 22h, com lotação máxima de 50% do espaço, uso de máscaras e álcool-gel.  Toalhas de mesa deverão ser descartáveis e substituídas após o uso do cliente. Depois das 22h, somente entregas ficam autorizadas.

 De acordo com o município, a autorização acontece por meio de decisões técnicas. No momento, devido à Covid-19, Maringá tem mais de cem casos positivos e seis mortes. O município monitora a doença.

A reabertura acontece após um período de diálogo e disputa com o setor. A Abrasel, entidade que reúne 55 bares e restaurantes em Maringá, foi consultada e auxiliou a criação do decreto. Segundo a associação, ao menos 260 pessoas tinham sido demitidas desses estabelecimentos até o dia 27 de abril na cidade.

Na sexta-feira, poucas horas após a publicação do decreto, a CBN conversou com responsáveis por restaurantes. No estabelecimento do Dante Takahashi, o faturamento caiu 70% nesse período de coronavírus. Quando a CBN foi até o local, ele ainda não sabia que estava autorizado a retornar na segunda. Ao ser informado, ficou todo feliz.

O feriado de Dia das Mães também foi sentido pelo setor. Como não puderam abrir, o jeito foi fazer entregas ou atender no balcão. Ao menos em dois restaurantes consultado pela reportagem, houve procura por pratos especiais, mas em um nível menor que em anos anteriores. Um dos motivos possíveis é a questão financeira. A Covid-19 tem feito as pessoas gastarem menos.

Com restrições, shoppings funcionam desde sexta-feira.

Nessa semana, o comércio volta a funcionar no horário ‘de pandemia’. Das 10h às 16h. Na semana passada, ficou aberto até as 20h devido ao Dia das Mães.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade