Maringá adere ao ′Dia D Nacional de Combate à Dengue′
Imagem Ilustrativa | Foto: Rafael Macri/PMM

Super mutirão

Maringá adere ao ′Dia D Nacional de Combate à Dengue′

Saúde por Redação CBN Maringá em 29/02/2024 - 09:08

O super mutirão será nesse sábado (2). Os trabalhos serão das 8h às 12h. Os agentes de combate às endemias vão realizar vistorias em residências de todos os bairros das áreas de abrangência das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que estarão abertas para atualização cadastral de pacientes. O município também programou outro super mutirão para 16 de março.

Em Maringá, desde agosto do ano passado, após os primeiros alertas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para o aumento de casos de dengue em vários países, o município adotou plano de contingência para combate da doença. Além de mutirões aos sábados, a Secretaria de Saúde intensificou as capacitações para profissionais sobre atendimento de casos de dengue e iniciou a aplicação do fumacê em áreas com maior incidência da doença.

O super mutirão desse sábado (2) com atuação em todas as áreas de abrangência das UBSs, será o segundo do ano. Em fevereiro, o município realizou uma grande ação em todos os bairros, para vistoria de residências e eliminação de criadouros do mosquito.

A ideia é contar também com a ajuda da população para tirar 10 minutos para olhar os quintais e eliminar água parada, com a retirada de materiais que possam ser propícios para proliferação do mosquito da dengue e ter cuidado com a vasilha de água de animais domésticos, fazer a retirada de água acumulada de plantas e a manutenção da água de piscinas.

Em caso de febre e mais dois sintomas da doença, como dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, é necessário procurar imediatamente a UBS mais próxima. Se tiver qualquer um dos sinais de alarme, ou seja, aqueles sinais de que a dengue pode ser grave, deve procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade