O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente apresentou na COP 30, em 2025, um relatório em que prevê a necessidade de investimento de US$ 310 bilhões por ano até 2035 para a adaptação climática em países em desenvolvimento.
Segundo a ONU, os recursos são necessários para evitar que as populações mais vulneráveis do mundo sejam expostas ao aumento do nível do mar, tempestades mortais e calor escaldante.
O dinheiro deve vir principalmente do setor público.
E os projetos de adaptação climática, que tornarão as cidades mais resilientes aos eventos climáticos extremos, podem vir tanto do poder público, quanto da iniciativa privada ou do terceiro setor.
O Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá (Ipplam) quer descobrir onde estão os recursos e os projetos.
O Ipplam lançou um edital para contratar uma consultoria técnica.
A consultoria terá 120 dias para apresentar um diagnóstico apontando as fontes de financiamento e os projetos inovadores.
A metodologia para o diagnóstico é desenvolvida pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) da ONU, explica o superintendente do Ipplam, Felipe Carvalho. [ouça o áudio]
O edital fica aberto até o próximo dia 26. A consultoria deve ser uma pessoa jurídica e atender vários critérios previstos no edital.