Mariângela concebe uma agricultura mais produtiva e sustentável

19/12/2025 / Atualizado em 6/03/2026 Por Rogério Recco
Mariângela concebe uma agricultura mais produtiva e sustentável

O CBN Rural entrevistou com exclusividade a pesquisadora Mariângela Hungria, da Embrapa Soja, a primeira mulher brasileira a ganhar o Prêmio Mundial da Alimentação, o equivalente ao Nobel da Agricultura, recebido recentemente durante cerimônia nos Estados Unidos.

Ela disse que desde pequena tinha o desejo de, quando adulta, ajudar o mundo a combater a fome. E quando optou pelo curso de agronomia, causou estranheza entre o seu círculo de amizades, por ser uma profissão que à época era pouco valorizada.

E, ao começar a trabalhar, enfrentou dificuldades ao ingressar em um campo ainda denominado por homens, sendo preciso resistência, resiliência e muita dedicação para superar os desafios.

Hoje, seu trabalho com biológicos tem ajudado a agricultura mundial a ser mais produtiva e sustentável, tendo recebido, por isso, o mais importante reconhecimento mundial do setor, equivalente ao Nobel da Agricultura.

Quer enviar uma sugestão ou pergunta para o CBN Rural? Fazer contato com Rogério Recco? Envie a sua mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 3220 4048.

Acompanhe CBN Rural de segunda a sexta, às 07h20 e às 15h40