Mandaguaçu está entre as 16 cidades que aplicaram menos de 60% das vacinas, diz TCE
Imagem Ilustrativa | Foto: Divulgação/TCE-PR

Paraná

Mandaguaçu está entre as 16 cidades que aplicaram menos de 60% das vacinas, diz TCE

Paraná por Luciana Peña em 14/06/2021 - 11:45

O Tribunal de Contas do Paraná monitora a entrega e aplicação de vacinas contra a Covid-19 pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. O objetivo é evitar estoques e perdas por falhas na refrigeração. Prefeitura de Mandaguaçu diz que já aplicou 80% das doses recebidas. 

16 cidades do Paraná aplicaram menos de 60% das vacinas contra a Covid-19, entregues pela Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE).

O Tribunal deu prazo de cinco dias para que essas cidades informem o motivo do atraso na vacinação.

Os dados são monitorados por meio do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização.

Os municípios devem registrar as doses aplicadas em até 48h após a imunização.

O coordenador-geral de fiscalização do TCE, Rafael Ayres, explica que o objetivo é evitar perdas com possíveis falhas de refrigeração para a manutenção de estoques. [ouça o áudio acima]

Mandaguaçu é uma das 16 cidades na lista do TCE. Segundo o Tribunal, a cidade recebeu 10.265 doses, aplicou 4.815 e tem 5.450 em estoque. Ou seja, aplicou 46,91% do total recebido.

O próprio Tribunal reconhece que pode haver demora na transmissão de dados e por isso insiste no registro diário de informações.

Pode ser o que ocorreu com Mandaguaçu. O prefeito, Maurício Silva, diz que a cidade aplicou 80% das vacinas recebidas até agora.

E reclama que Mandaguaçu recebe menos vacinas do que teria direito, por isso não pode ampliar a vacinação. [ouça o áudio acima]

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade