Mais uma 'ghost bike' será instalada em Maringá
Divulgação

Homenagem

Mais uma 'ghost bike' será instalada em Maringá

Cidade por Portal GMC Online em 15/01/2019 - 18:08

Nessa quarta-feira (16) mais uma “ghost bike” (bicicleta fantasma) será instalada em Maringá. Desta vez será no cruzamento das avenidas Cerro Azul e Guedner, no Jardim Ipanema, onde o ciclista Arthur Jordão da Silva, de 11 anos, faleceu após ser atropelado por um carro na véspera do Natal de 2018.

A iniciativa é do grupo Bicicletada de Maringá. “O objetivo é sensibilizar os motoristas e também o poder público, é preciso ter mais respeito, está tendo aumento de acidentes em Maringá. Nós, ciclistas, somos a parte mais frágil do trânsito. Não adianta ter via de 40 km/h e os motoristas circularem a 80 km/h”, enfatiza Marcos Roberto de Assis, integrante do grupo.

O pequeno Arthur pedalava no começo da noite do dia 26 de dezembro do ano passado, quando no cruzamento das avenidas Cerro Azul e Guedner foi atingido pelo carro. O acidente ocorreu perto da base do Samu, que socorreu a criança e a encaminhou ao hospital. Arthur havia sofrido traumatismo craniano e torácico e acabou não resistindo aos ferimentos, falecendo no dia seguinte.

Perto desse cruzamento houve outra morte de uma criança que também pedalava. Paulo Henrique Brito Mathias, de 13 anos, foi atropelado por um carro. O acidente ocorreu no dia 20 de janeiro de 2018, na Avenida Cerro Azul.

Em 2018, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), sete ciclistas morreram em Maringá vítimas de acidentes de trânsito. De 2005 a 2018, a cidade registrou a morte de 78 ciclistas, todos vítimas de acidentes.

Ao todo, cinco ghost bikes já foram colocadas em Maringá, segundo o grupo Bicicletada. Três delas já não estão mais fixadas, foram depredadas ou caíram. As mais famosas são a da Avenida Brasil esquina com a Avenida Riachuelo; a da Avenida São Domingos e uma perto do posto G10.

Nessa quarta-feira, a concentração dos ciclistas será na praça da Catedral, às 19h30. De lá eles vão instalar, em silêncio, a bicicleta pintada de branco em um poste e também deixarão flores em homenagem a Arthur.

Por Nailena Faian/Portal GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade