Mais de 23 mil eleitores de Maringá estão com os títulos cancelados, diz TRE
Foto: Ilustrativa/Divulgação/Tribunal Superior Eleitoral

Situação eleitoral

Mais de 23 mil eleitores de Maringá estão com os títulos cancelados, diz TRE

Política por Monique Manganaro/GMC Online em 05/04/2022 - 19:05

A menos de um mês do fim do prazo, milhares de eleitores de Maringá ainda precisam regularizar a situação eleitoral para conseguir votar nas eleições de outubro deste ano. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), mais de 23 mil pessoas permanecem com os títulos de eleitor cancelados. 

De acordo com o analista judiciário da 192ª Zona Eleitoral, Julian Oscar, até 31 de março, eram aproximadamente 23 mil pessoas com as inscrições eleitorais canceladas por não terem participado do recadastramento biométrico ou por não terem votado e nem justificado o voto durante três turnos consecutivos. 

Segundo Oscar, a falta de atualização no cadastro biométrico de alguns eleitores é um problema que se estende há anos. O recadastramento biométrico começou em março de 2012 e mesmo após 10 anos, 14.689 eleitores ainda não haviam comparecido ao Fórum Eleitoral de Maringá para regularizar a situação no começo de 2022. 

“Maringá iniciou o recadastramento biométrico em 03/03/2012, com 257.320 eleitores. Ao final do dia 04/10/2012, 213.610 atualizaram suas inscrições eleitorais inserindo seus dados biométricos na cidade. No começo de fevereiro de 2022, ainda haviam 14.884 inscrições canceladas pelo motivo de não ter participado desta revisão de eleitorado. Nos meses de fevereiro e março, mais 195 destes eleitores regularizaram suas inscrições eleitorais, restando ainda 14.689 títulos de eleitores cancelados devido ao não comparecimento no recadastramento biométrico”, detalha o analista judiciário.

A ausência de voto ou de justificativa nas últimas eleições também levou ao cancelamento de milhares de títulos eleitorais nos últimos anos. No começo de fevereiro deste ano, eram 9.479 eleitores de Maringá com títulos cancelados por falta de voto em três turnos consecutivos. Até 31 de março, 226 pessoas deste grupo regularizaram as inscrições eleitorais, de acordo com Oscar. 

Agora, caso queiram votar nas eleições de outubro deste ano, os mais de 23 mil eleitores maringaenses precisam regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. O prazo final é 4 de maio. “A Justiça Eleitoral de Maringá espera que aproximadamente 1.200 (5%) destes eleitores com título de eleitor cancelado compareçam para regularizar suas inscrições eleitorais”, destaca o analista judiciário.

Todo o processo pode ser feito pela internet e leva apenas alguns minutos. Confira o passo a passo: 

- Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral, clique em “atendimento ao eleitor” e, em seguida, acesse a opção “Regularize seu Título Eleitoral Cancelado ou Suspenso”; 
- Na página seguinte, selecione a opção “Faça seu Requerimento” no link “iniciar seu atendimento a distância”; 
- Alguns dados pessoais serão requisitados e, em seguida, será preciso anexar quatro documentos/fotos: 
1. Uma foto tipo “selfie”, segurando o documento de identificação ao lado do rosto;
2. Foto ou digitalização da Frente do documento de identificação;
3. Foto ou digitalização do Verso do documento de identificação;
4. Foto ou digitalização do comprovante de residência em nome do eleitor.

Caso não tenha acesso à internet, o eleitor pode optar pelo atendimento presencial. A partir desta segunda-feira, 4, a Justiça Eleitoral de Maringá aumentou a capacidade de guichês de atendimento para suportar a demanda de eleitores. Nesta reta final, a Central de Atendimento ao Eleitor de Maringá está com capacidade para realizar até 16 atendimentos simultâneos, diz o analista judiciário Julian Oscar.

“Houve um aumento considerável de atendimento presencial mesmo na semana passada, que foi muito chuvosa, o que normalmente reduziria bastante o atendimento presencial. Ontem [segunda-feira], o atendimento já foi bastante intenso, quase 200 senhas, 50% maior do que seria o normal para uma segunda-feira. Com relação ao atendimento online, quando a gente começou a fazer divulgação, em 14 de março, esse aumento foi de 28% nos requerimentos. Na semana do dia 21 [de março], o aumento foi de 135%, e na semana passada houve uma redução de 15%, mas ainda atingindo quase 500 alistamentos de primeiro título”, detalha.

Segundo Oscar, até o momento, Maringá tem 286 mil eleitores aptos a votar.

O atendimento ao público no Fórum Eleitoral de Maringá (localizado na Avenida Doutor Gastão Vidigal, 605, ao lado do antigo aeroporto) ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. 

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 955

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade