Livro reúne causos contados por moradores do extremo noroeste do Paraná
Foto: Maria Elvira Torsani/GMC Online

Livro reúne causos contados por moradores do extremo noroeste do Paraná

Cultura por Portal GMC Online em 11/04/2021 - 09:00

Gargalhadas, luzes e visões misteriosas, loira das seringueiras e lobisomem. Essas histórias, contadas por pessoas que as ouviram ou as vivenciaram, compõem o livro “Memórias e Oralidade – Narrativas da Microrregião do Extremo Noroeste do Paraná”, da professora Elmita Simonetti, de Paranavaí. Recuperar os frutos da cultura oral da região Noroeste do Paraná é a essência deste trabalho.

Muita informação histórica que se tem conhecimento hoje em dia é fruto da oralidade.  As memórias culturais de situações vividas por pessoas da comunidade percorrem gerações e, por isso, resgatam mitos, rituais e valores que foram enfraquecidos na evolução da sociedade. “A coletânea é fruto de um estudo de caso sobre as marcas da oralidade na sociedade porque isto nos faz pensar o quanto é importante para uma cultura saber onde estão suas raízes”, afirma a professora.

Elmita explica a inspiração para a realização desta pesquisa. “Já desenvolvi diversos trabalhos para contribuir com a área do conhecimento, mas como minha aposentadoria estava próxima, resolvi realizar esta pesquisa para deixar um último legado na Unespar [Universidade Estadual do Paraná]”.

Antes de ir a campo, a equipe responsável pela pesquisa se preparou para as histórias que iriam ouvir. Elmita explica que o intuito era conhecer causos místicos como lobisomem e luzes misteriosas por exemplo. Mas no decorrer das visitas, os contadores começaram a relatar também como foi a formação suas das cidades. A equipe optou então por acrescentar esses materiais na coletânea.

Devido ao regionalismo enraizado na linguagem, a professora conta as dificuldades no processo de transcrição, “demoramos um ano para transcrever todas as entrevistas porque nós havíamos nos comprometido que iriamos mantê-las da forma mais fiel possível, mas foi muito difícil porque o regionalismo presente na linguagem é muito variado então as vezes eles falavam palavras que não entendíamos”.

No livro, a professora reuniu causos vivenciados por pessoas que moram nesta região. Foram quatro anos de pesquisa e em 2013, conseguiu publicar o material. No total, aparecem 22 cidades e 90 histórias. Durante as pesquisas, Elmita conseguiu filmar algumas entrevistas com os contadores e as reuniu também em um DVD que acompanha o livro.

Continue lendo: GMC Online

Por Maria Elvira Torsani/GMC Online

 

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550