Liminar concedida à OAB do Paraná mantém varas especializadas regionais
Imagem Ilustrativa | Foto: OAB Maringá

Justiça

Liminar concedida à OAB do Paraná mantém varas especializadas regionais

Paraná por Luciana Peña em 22/01/2026 - 08:45

A OAB Paraná ingressou no Conselho Nacional de Justiça com uma ação para impedir a extinção das varas especializadas regionais empresariais, que julgam casos de recuperação judicial, falências, entre outros.

As varas regionais estão em Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel.

As varas foram extintas no ano passado por uma resolução do Tribunal de Justiça do Paraná, que justificou o número baixo de processos.

Com a extinção, todas as ações do gênero passaram a ser julgadas em Curitiba.

A OAB Paraná pediu a suspensão da resolução do TJ. Pedido que foi atendido provisoriamente, por força de liminar, pelo Conselho Nacional de Justiça.

O advogado Alan Mincache, vice-presidente da Comissão de Recuperação Judicial e Falências da OAB Paraná, explica por que é importante manter as varas regionais. Ouça:

A Vara Especializada Empresarial de Maringá recebeu 1.029 processos no último ano. A média mínima exigida por resolução de 2019 é 220.

Segundo a OAB Paraná, as varas especializadas reduzem em 37% o tempo médio processual, com menores taxas de reforma de decisões.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade